aerial shot of the beautiful seaside city of rio d 2023 11 27 04 59 29 utc 1
An aerial shot of the beautiful seaside city of Rio de Janeiro, Brazil
NotíciasRio de Janeiro

Câmara do Rio de Janeiro aprova criação de feriado em novembro para Cúpula do G20

A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira, o projeto da prefeitura que estabelece feriado municipal em 18 e 19 de novembro deste ano, durante a realização da Cúpula de Chefes de Estado do G20, a ser realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Com a decisão, os dois dias vão conectar o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, uma sexta-feira, o fim de semana e o Dia da Consciência Negra, na quarta-feira, dia 20, criando um “folgão” de seis dias.

A proposta foi apresentada pela prefeitura com a finalidade de facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento. Agora, o projeto segue para redação final antes de ser encaminhado para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

O texto original recebeu uma emenda dos vereadores, prevendo a inclusão, entre as atividades que não serão paralisadas, das indústrias situadas nas Áreas de Planejamento 3, 4 e 5 (que compreende as Zonas Norte e Oeste da cidade), de padarias e dos estabelecimentos que desenvolvam as atividades por meio de trabalho remoto.

O feriado também não contempla comércio de rua; bares e restaurantes; hoteis, hospedarias e pousadas; centros e galerias comerciais e shopping centers; estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas; e pontos turísticos.

G20

G20 significa “Grupo dos Vinte” e reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais e se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional. Esta é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do grupo.

Para este ano, com o tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, o presidente Lula anunciou três prioridades gerais para a presidência do Brasil no G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e reforma da governança internacional. Além do Rio de Janeiro, recebem atividades do evento as cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, Foz do Iguaçu/PR, Mació/AL, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, São Luiz/MA, São Paulo/SP e Teresina/PI.

CREDITOS: Turis News

Leia também:

pt_BRPortuguese