Notícias

Rio de Janeiro é a sétima cidade mais seguida do mundo no Tik Tok, diz prefeitura


Imagem de vídeo no Tik Tok da Prefeitura do Rio de Janeiro falando sobre o calor na cidade — Foto: Reprodução/ @prefeitura_rio

O perfil oficial da cidade do Rio de Janeiro é o sétimo com maior número de seguidores no Tik Tok entre capitais do mundo. A informação é de um levantamento da prefeitura da capital fluminense, que monitora 233 páginas de cidades de todo o planeta.

O perfil oficial @prefeitura_rio contava com 59,9 mil seguidores no começo da tarde desta quinta-feira (28). É mais do que o perfil oficial da Prefeitura de Paris (@ville_de_paris), que contava com 54 mil seguidores.

Porém, o Rio de Janeiro ainda tem bem menos seguidores do que, por exemplo, Seul (@visitseoul), que tinha 233,3 mil. A capital da Coreia do Sul ocupa o segundo lugar no ranking, atrás apenas de Mumbai (@mybmc), com 453,6 mil seguidores.

No top 10 das cidades mais seguidas do mundo, há outra cidade brasileira. Salvador (@prefsalvador) aparece em nono lugar, com 20,2 mil seguidores. O perfil oficial da Prefeitura de São Paulo (@prefsp), maior cidade do país, conta com 1.415 seguidores.

g1 entrou em contato com o Tik Tok, que destacou que a administração da plataforma não trabalha com rankings.

Vídeo do Tik Tok da Prefeitura do Rio publicado no dia 20 de julho, dia do biscoito. — Foto: Reprodução/ @prefeitura_rio

Vídeo do Tik Tok da Prefeitura do Rio publicado no dia 20 de julho, dia do biscoito. — Foto: Reprodução/ @prefeitura_rio

O perfil da Prefeitura do Rio foi criado em setembro de 2021. O prefeito Eduardo Paes destaca que o Rio tem conquistado espaço por conta do desenvolvimento de conteúdos diferentes e a busca por inovação em uma rede social nova e com perfil mais jovem.

“Após um ano e meio, esse esforço tem dado frutos que nos mostram que estamos no caminho certo e com um belo futuro de crescimento pela frente. O jeito de se comunicar mudou e estivemos atentos a isso desde o primeiro dia do nosso governo”, disse Paes.

No Instagram, o Rio tem 618 mil seguidores. No Twitter, são 357,6 mil seguidores.

Monitoramento

 

Os dados fazem parte do monitoramento da equipe de comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro. As informações das 233 páginas oficiais de cidades contam com municípios de todo o mundo levam em consideração cidades da Ásia, todas as capitais europeias e os maiores centros urbanos dos Estados Unidos. Setenta cidades da América Latina e outras 60 cidades do próprio Brasil também têm o fluxo monitorado.

Porém, o número de páginas que são observadas e as inovações que propõem no Tik Tok são sempre revistos. Mensalmente é realizada uma nova varredura, que acaba incluindo novos municípios na lista.

A lista que coloca o Rio de Janeiro em sétimo considera as páginas do Tik Tok que são perfis oficiais das cidades e anunciados publicamente, seja nas plataformas oficiais das administrações públicas ou em outras redes sociais oficiais. Perfis oficiais e verificados, que são voltados a informações turísticas e divulgação internacional, também entram no banco de dados.

Cidades-estado, como Singapura, que tem 849,2 mil seguidores, não entram no cálculo.

A Prefeitura do Rio destaca que o conteúdo produzido para as redes sociais é feito por uma equipe própria e sem nenhum tipo de impulsionamento, contando apenas com o engajamento orgânico.

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: