Notícias

Museu do Amanhã programa agenda especial para a 20ª Semana Nacional de Museus

Foto: Divulgação/Museu do Amanhã
O público poderá participar de atividades norteadas pelo tema ‘O poder dos museus’

O Museu do Amanhã, irá realizar a 20ª Semana Nacional de Museus, das 10h às 18h, entre os dias 17 e 21 deste mês. A programação pegará a trilha comemorativa do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

Trilhar o Amanhã vai oferecer uma visita mediada pelos educadores do Museu do Amanhã pela exposição principal, com objetivo de aproximar o público da narrativa curatorial e investigar o poder dos museus. Nas mesmas datas, educadores do Museu do Amanhã convidam os visitantes para a atividade Cantos de Pindorama, quando o público poderá fazer uma investigação sobre as inúmeras contribuições dos idiomas pertencentes à família tupi-guarani e das línguas de matriz africana nas nomeações do território nacional.

No dia 18 de maio o Museu do Amanhã promoverá a primeira edição do Entre Museus Acessíveis. Programa de mobilização social e cultural, que convida pessoas com deficiência visual e a comunidade surda a ocuparem os museus e a cidade. Na mesma semana, os participantes podem conhecer o Museu do Amanhã e também o Museu da República.

Além de disponibilizar atividades abertas ao público, o Museu do Amanhã também realizará uma atividade com escolas da região durante a Semana Nacional de Museus. Já o Rolê ODS vai estimular, de forma lúdica, adolescentes a investigarem como os diferentes atores sociais, equipamentos e instituições podem contribuir na defesa da biodiversidade.

A Semana Nacional dos Museus pretende chamar a atenção dos museus brasileiros, seus profissionais e suas comunidades em prol do compartilhamento de ações para o diálogo com seus mais variados públicos e territórios, fortalecendo e viabilizando estes espaços e democratizando o acesso.

Serviço:

Trilhar os Amanhãs

Datas: 17 de maio (terça) a 21 de maio (sábado)

Horários: às 11h e às 14h.

A atividade tem duração estimada de 1h. Podem participar grupos de até 20 pessoas, sem necessidade de inscrição.

Cantos de Pindorama

Datas: Terça-feira 17 de maio a sábado 21 de maio

Horários: às 11h e às 14h.

Entre Museus Acessíveis

Datas: 18 de maio (quarta)

Horário a combinar

As pessoas e instituições interessadas em realizar agendamentos para grupos a partir de 15 pessoas podem fazer a solicitação para esta e outras edições através do e-mail visitas@museudoamanha.org.br.

Terça Gratuidade

Às terças-feiras, o Museu do Amanhã está aberto para visitas gratuitas. Com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, braço social da companhia, o programa Terças Gratuitas permite o acesso livre de qualquer visitante, além de incentivar a inclusão social.

Fonte: Diario do Rio 

Leia também:

pt_BRPortuguese