Notícias

Dia da Consciência Negra será marcado por inúmeras atividades no Rio

A Prefeitura do Rio promove neste fim de semana uma ampla programação para o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20/11). A agenda integra o Novembro Negro Rio 2021, iniciativa que conta com eventos, ações e lançamento de projetos estruturais. O objetivo é a consolidação da política municipal de igualdade racial do Rio.

Confira alguns destaques da programação:

SEXTA(19/11)

Haverá uma feira de artesanato e gastronomia no pátio externo do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura, na Cidade Nova. A ação é comandada pelo Comdedine-Rio e vai das 9 às 17 horas.

Já a Secretaria de Promoção da Mulher realiza uma palestra sobre Finanças Pessoais na Casa da Mulher Dinah Coutinho, em Realengo, a partir das 14h.

Às 18 horas, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura o Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. O evento incluirá um pocket show de Áurea Martins, cantora com mais de seis décadas de carreira. Às 21h, o Teatro Rivalzinho, na Cinelândia, recebe o Baile da Velha Guarda do Funk, que contará com apresentações dos DJs Vinil, Marcelinho, Gello, Ricardinho e Galo da Rocinha.

SÁBADO(20/11)

No Dia da Consciência Negra, a agenda começa às 6h com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais, entre as quais uma apresentação do Maracatu Baque Mulher, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, localizado na Avenida Presidente Vargas. Às 9h, Dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Centro.

Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde. Já o grupo Terreiro de Crioulo interpreta clássicos e novidades do samba na Toca da Criolice, em Padre Miguel, a partir das 11h. À tarde, às 16h, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.

À noite, o Planetário do Rio recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes, às 19h. Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, às 18h, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19h, com todos os solistas negros. Os ingressos estão à venda pelo site. O Cristo Redentor, por sua vez, ganha uma iluminação especial para marcar a data.

 

DOMINGO(21/11)

O Parque Madureira recebe, a partir das 9h, a Batalha dos Barbeiros. Profissionais da área podem se inscrever no local a partir das 10h. Às 13h, tem início a competição. Também a partir das 9h, a roda de samba do grupo Ofarerê agita a Praia dos Amores, na Barra da Tijuca.

 

Fonte: Diariodorio

Leia também:

pt_BRPortuguese