Notícias

Bairro da Saúde, no Rio, é eleito um dos 49 mais descolados do mundo: o que tem para fazer por lá?

Morro da Conceição no Rio é destaque na Time Out e tem opções gastronômicas. — Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação
Morro da Conceição no Rio é destaque na Time Out e tem opções gastronômicas. — Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Um único representante brasileiro entrou na lista do site americano Time Out de lugares mais descolados do mundo: o bairro da Saúde, na Região do Porto Maravilha, no Rio. E dá para entender o porquê.

Enquanto a vacinação avança e as atividades são retomadas, a região oferece várias possibilidades de passeios ao ar livre e com distanciamento social, digno de receber estrelinhas da OMS. (Sempre de máscara e sem aglomerar, vale lembrar).

O Time Out é um famoso guia de destinos, com dicas sobre várias partes do mundo, e costuma eleger os bairros mais descolados com base nos critérios restaurantes, bares, vida noturna e cultural. Mas, com a realidade pandêmica, espírito comunitário, resiliência e sustentabilidade passaram a fazer parte da lista levada em conta na escolha.

E o que tem para fazer na Saúde? Antes de começar a contar, vale um lembrete: quando for passar um dia por lá, vá com sapatos confortáveis, porque o bom por ali é andar e, além disso, várias ruas são de paralelepípedo.

Largo de São Francisco da Prainha

 

Com flexibilização, Largo de São Francisco da Prainha é opção ao ar livre com possibilidade de distanciamento — Foto: Raphael Vidal

Durante a pandemia, a praça virou um point. O lugar reúne vários bares com comidas variadas (muitas opções de churrasco), cerveja, caipirinhas,, drinks e música ao vivo, que acontece na varanda do restaurante Bafo da Prainha, com mesinhas para sentar e conversar na praça. A Casa Porto, um dos restaurantes do local, merece destaque pela comida. Vale lembrar, é claro, que a recomendação é aproveitar o espaço ao ar livre para manter distância e não aglomerar, e, ao mesmo tempo, ter aquele gostinho de vida normal.

Praça Mauá

 

Museu do Amanhã no Rio — Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Museu do Amanhã no Rio — Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Não precisa nem entrar para achar o Museu do Amanhã impressionante. Localizado na Praça Mauá, a obra é citada pela Time Out como tendo formato de Ovni. A arquitetura não é o único destaque e o local é ótimo para andar de bicicleta, patins, fazer uma caminhada ou só sentar e apreciar a vista da Baía de Guanabara. O espelho d’água merece menção especial.

Arte a céu aberto

 

Arte ao ar livre é destaque  — Foto: Prefeitura do Rio
Arte ao ar livre é destaque — Foto: Prefeitura do Rio

A revista cita as obras de arte a céu aberto do Porto como ponto turístico e não é para menos. O mural Etnias, do artista Kobra, feito para as Olimpíadas de 2016, desbotou um pouco — característica típica da arte de rua, mas segue sendo cenário de fotos e impressionando pelo tamanho e beleza.

Museu de Arte do Rio (MAR)

 

Visita ao MAR está liberada para quem está vacinado — Foto: Prefeitura do Rio
Visita ao MAR está liberada para quem está vacinado — Foto: Prefeitura do Rio

O Museu de Arte do Rio, assim como o Museu do Amanhã, impressiona só de olhar. E, além disso, atualmente recebe a exposição Crônicas Cariocas, uma verdadeira declaração de amor à cidade do Rio de Janeiro. Para entrar, é preciso comprovar estar com a vacinação contra a Covid em dia.

Pedra do Sal

 

Pedra do Sal tem relevância histórica e é destaque na Saúde — Foto: Prefeitura do Rio
Pedra do Sal tem relevância histórica e é destaque na Saúde — Foto: Prefeitura do Rio
Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: