Notícias

Terceira edição do Congresso Nacional de Muaythai & MMA desembarca no Rio de Janeiro

Congresso Nacional de Muaythai & MMA passará pelos cinco estados (Foto: Divulgação) Foto: Lance!
Dividido em dois dias, o evento terá como palco na sexta-feira (15), a partir das 19h (horário de Brasília), o Radisson Hotel Barra na Tijuca, e no sábado (16), às 8h, a Academia Delfim
Após passar por São Paulo e Santa Catarina, com o Congresso Nacional Geral e o Região Sul, respectivamente, chegou a vez de o Congresso Nacional de Muaythai & MMA desembarcar no Sudeste do Brasil. Dividido em dois dias, o evento terá como palco na sexta-feira (15), a partir das 19h (horário de Brasília), o Radisson Hotel Barra na Tijuca, e no sábado (16), começando às 8h, será a vez da tradicional Academia Delfim, na Tijuca, receber o treinamento e seletiva para formação da seleção brasileira de Muaythai.

– Essa vai ser a nossa terceira edição em 2022. Começamos com o Congresso Geral, em São Paulo, para lançamento do calendário nacional, e depois o Região Sul, que reuniu atletas e dirigentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para pré-selecionar os melhores atletas da região e compor a seleção brasileira de Muaythai em suas diversas categorias – explicou o Mestre Carlos Camacho, presidente da Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT), que completou:

– O Congresso Nacional de Muaythai & MMA – Região Sudeste, além de servir para selecionar os destaques do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo que representarão o Brasil no Campeonato Mundial IFMA, no mês de agosto, em Abu Dhabi (EAU), será um marco histórico pois apresenta uma parceria inédita entre a CBMTT e a CBMMAD (Confederação Brasileira de MMA Desportivo).

Ainda segundo Camacho, a expectativa da organização é realizar o Congresso Nacional de Muaythai & MMA nas cinco regiões do país. Ele também citou que o evento segue os moldes internacionais da IFMA (International Federation of Muaythai Associations), principal entidade da modalidade, reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e que faz congressos em todo o mundo. Sobre o objetivo, o presidente da CBMTT disse:

– Além da parte competitiva, já citada, queremos construir uma ponte sólida entre as duas entidades. Queremos fortalecer o material humano de ambas confederações, oportunizar aos atletas a participação conjunta tanto em torneios nacionais, quanto internacionais de Muaythai e MMA. Por isso tudo, nossa expectativa é a melhor possível – falou.

Por fim, Camacho opinou a respeito do cenário do Muaythai no Brasil atualmente, com a modalidade sendo a segunda de luta mais praticada do país, atrás apenas do Jiu-Jitsu:

– Temos mais de dois milhões de praticantes formais (filiados) e informais (não filiados). Além disso, o Muaythai, como o Jiu-Jitsu, são modalidades que dão sustentação na formação de todos os praticantes que almejam lutar MMA um dia. Portanto, nada mais justo que essas entidades reitoras unam forças para oportunizar mais e melhores competições aos atletas – encerrou.

Para participar do Congresso Nacional de Muaythai & MMA, vale citar, é totalmente grátis. Basta entrar em contato com a CBMTT e a CBMMAD, respectivamente, e solicitar as informações necessárias. No primeiro dia, sexta-feira, haverá uma apresentação audiovisual de toda a estrutura internacional e nacional das modalidades, onde estarão presentes Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlão Barreto, presidente da CBMMAD, e o próprio Carlos Camacho, sem contar nos dirigentes de todo o Brasil, atletas famosos e políticos parceiros.

Já no sábado, na Academia Delfim, ocorrerá uma avaliação das valências físicas, sob a coordenação de professores de Educação Física da UERJ na parte da manhã, e à tarde um treino técnico onde os atletas também serão avaliados.

Fonte: Terra

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: