shutterstock 435627745
NotíciasRio de JaneiroTurismo

Rio desbanca Nova Iorque e Paris em ranking de cidades mais filmadas por cineastas

Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar no ranking de cidades mais procuradas por cineastas que utilizaram as paisagens cariocas em suas produções audiovisuais em 2023. É o que aponta um ranking da Rio Film Commission, departamento da RioFilme que é ligado à Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo, a Cidade Maravilhosa acumula 7885 diárias de filmagem, contra 7876 na Cidade do México e 7400 da metrópole francesa. Nova Iorque, que costumeiramente aparece em produções dos Estados Unidos, ficou fora do top 3.

A Zona Sul carioca é o local preferido de quem escolhe o Rio como cenário para contar suas histórias nas telas e lonas. A Avenida Atlântica, em Copacabana; Avenida Francisco Bhering, no Arpoador; e a Praia do Flamengo são alguns dos pontos de maior interesse.

Os bons números para o Rio podem ser explicados, entre outros fatores, por iniciativas da RioFilme em atrair produções para a cidade. No programa Cash Rebate, lançado em 2022, as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.C

Créditos: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese