Rio de Janeiro beach. View from a height.
Rio de Janeiro beach. View from a height.
NotíciasTurismo

Rio de Janeiro está entre os 3 destinos mais procurados para o feriado de Corpus Christi

O feriadão de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (30.05), promete movimentar o turismo em várias capitais brasileiras. Segundo levantamento do site de viagens KAYAK, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) despontam entre os destinos nacionais mais procurados para curtir o período, quando a folga – muitas vezes prolongada – permite conhecer um pouco mais dos variados atrativos brasileiros.

Outras localidades do país também figuram no ranking. É o caso de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), conhecidas pela oferta de alternativas de sol, praia, cultura e história. Os dados indicam, ainda, o interesse por cidades longe do mar, como, além da capital paulistana, Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), mostrando que o desejo do turista inclinado a colocar o pé na estrada não se limita às virtudes do rico litoral do Brasil.

O levantamento do KAYAK considera as buscas realizadas no site no Brasil entre 08 de janeiro deste ano e 05 de maio de 2024. Já as datas de viagens previstas se referem ao período de 30.05 a 02 de junho próximo. A apuração promovida pelo portal leva em conta voos de ida e volta na classe econômica, partindo ou com destino a todos os terminais do território nacional.

O movimento do feriadão tende a manter aquecido o mercado aéreo no país, que exibe indicadores positivos. Números da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontam que, em abril deste ano, 7,2 milhões de passageiros viajaram no Brasil a bordo de voos domésticos, quantidade 3,7% superior à do mesmo mês de 2023. O total de assentos ofertados nas aeronaves (10 milhões) acompanhou a alta: cresceu 6,1% frente a abril do ano passado.

IMPULSO – O Ministério do Turismo atua para incentivar o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e às principais companhias do setor. O programa envolve a oferta de “stopover”, a adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital federal.

RIO GRANDE DO SUL – Para sensibilizar o brasileiro a reprogramar as visitas ao Rio Grande do Sul em outras datas, ao invés do cancelamento, o MTur desenvolve a campanha “Não Cancele, Reagende”. É importante informar que os voos já adquiridos com destino final no estado, afetado por fortes chuvas, podem ser remarcados sem taxas extras, havendo ainda direito a reembolso total. A regra da ANAC tem prazo de até um ano da data original da compra.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia também:

pt_BRPortuguese