Image default
Outros

Zona Sul (RJ): O Guia completo da Região do Rio de Janeiro

Zona Sul (RJ)

Zona Sul (RJ): A charmosa Zona Sul, região mais procurada pelos turistas que visitam o Rio, reúne os bairros de Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, São Conrado, Urca, Vidigal e Rocinha. Quem nunca sonhou em aplaudir o pôr do sol na pedra do Arpoador ou nas areias do Leblon? O chamado corredor turístico, que figura nos cartões postais e nos cliques dos visitantes, engloba as badaladas praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon.

Alguns dos principais pontos turísticos da cidade se localizam nesta região, como o Pão de Açúcar (Urca), Corcovado (Cosme Velho), Jardim Botânico (no bairro de mesmo nome), Aterro do Flamengo (Flamengo) e Marina da Glória (Glória).

Praias da Zona Sul (RJ) – Rio de Janeiro

Algumas das mais belas e famosas praias do mundo estão na Zona Sul do Rio de Janeiro. Para tirar fotos ou tomar uma água de coco apreciando a vista do Morro da Urca, as paradas são o Aterro do Flamengo e a Enseada do Botafogo.

Seguindo a orla sul, chega-se ao Leme e a Copacabana, com seu extenso e movimentado calçadão. A praia mais cantada em versos é a de Ipanema. No seu canto esquerdo fica o Arpoador, tradicional reduto jovem e um dos berços do surfe no Brasil. A praia do Leblon, cenário preferido das novelas da Rede Globo, tem várias casas de sucos e botequins. A última praia da Zona Sul é São Conrado. Bem perto fica a famosa Praia do Pepino, lugar de gente bonita e local de pouso de asas-delta e parapentes.

Confira a lista de praias:

  1. Praia de Ipanema
  2. Praia de Copacabana
  3. Praia de Botafogo
  4. Praia de São Conrado
  5. Praia da Urca
  6. Praia do Arpoador
  7. Praia do Leblon
  8. Praia Vermelha

Pontos Turísticos / O que fazer / Onde ir na Zona Sul (RJ)

1) Jardim Botânico

Criado por Dom João VI em 1808, reúne 8 mil espécies de flores e plantas do Brasil e do mundo. Há palmeiras imperiais da época da fundação. Rua Jardim Botânico, com acesso apenas para pedestres no número 920 e para veículos e pedestres no número 1008.

 

2) Pão de Açúcar

O bondinho leva ao alto do Pão de Açúcar, de onde se avistam a Baía da Guanabara, a orla do Rio de Janeiro e marcos geográficos como a Pedra da Gávea, o morro Dois Irmãos e o Corcovado. Avenida Pasteur, 520, Urca.

3) Morro do Corcovado

O Cristo Redentor, grande símbolo da cidade – e recentemente eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno –, fica a 710 m do nível do mar. Há dois acessos ao monumento: de vans ou de trem. A subida de trenzinho, que leva 20 min, permite conhecer a Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada por Dom Pedro II em 1884, e o contato com a Mata Atlântica. Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho.

4) Corcovado – Cristo Redentor
5) Mirante Dona Marta
6) Parque Lage
7) Morro Dois Irmãos
8) Escadaria Selarón
9) Forte de Copacabana
10) Praia Vermelha
11) Lagoa Rodrigo de Freitas
12) Santa Teresa
13) Vista Chinesa
14) Pista Cláudio Coutinho
15) Mureta da Urca
16) Aterro do Flamengo
17) Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
18) Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
19) Carnaval do Rio de Janeiro

FOTOS DA ZONA SUL (RJ) – RIO DE JANEIRO


VÍDEOS DA ZONA SUL (RJ) – RIO DE JANEIRO

 


 

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: