EventosNotícias

Museu Carmen Miranda será reaberto no Flamengo dia 04 de Agosto as 18h

Boa notícia para a cultura do Rio de Janeiro. O Museu Carmen Miranda, no bairro do Flamengo, na Zona Sul da cidade, será reaberto após 10 anos de inatividade. A instituição receberá o público no próximo dia 04 de agosto, após obras de revitalização do espaço e do acervo de 3.348 itens, principalmente de indumentárias da artista.

Inaugurado em 1976, o Museu de Carmen Miranda pertence à Fundação de Artes do Rio de Janeiro, e foi projetado pelo arquiteto Affonso Reidy. Os objetos que pertenceram à artista e foram cedidos ao acervo pela famíliaapós seu falecimento em 1955.

Em 2013, o espaço interrompeu seu funcionamento para se adaptar a regulamentações de segurança. Ao longo da década muitos itens se deterioraram e tiveram de ser restaurados antes da abertura do museu, o que prorrogou ainda mais a data de reabertura.

A cerimônia oficial de reabertura terá a inauguração da exposição “Viva Carmen”, que baseia-se em trazer ao público a cantora e atriz, dando ênfase à sua fase brasileira antes de tornar-se a grande “baiana internacional“. Além da exposição com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas, o evento contará com uma apresentação performática da cantora Juliana Maia.

Serviço
Reabertura do Museu Carmen Miranda
Local
: Avenida Rui Barbosa, S/N, Flamengo/RJ
Data: 04 de agosto de 2023
Hora: 18h
Entrada gratuita

Créditos: Altair Alves – Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese