Qual é a melhor cidade do mundo para visitar em 2022? De capitais a balneários, de metrópoles modernas a cidades históricas, há certamente um destino urbano para cada tipo de visitante, não importa o continente. O site Time Out acaba de lançar seu ranking anual, elencando as 53 melhores cidades para conhecer em 2022, com duas representantes brasileiras na lista.
Rio de Janeiro e São Paulo aparecem no “Time Out Index 2022”, um ranking elaborado a partir de consultas a 20 mil pessoas, moradoras de algumas das maiores cidades do mundo. Jornalistas, editores e correspondentes da publicação espalhados pelo planeta também colaboraram na criação da lista e na justificativa de cada escolha.
Na lista atual, as duas maiores cidades escocesas se destacam no Top 5: Edimburgo, em primeiro lugar, e Glasgow, em quarto. A segunda colocação ficou com Chicago, nos Estados Unidos, e a terceira, com Medelim, na Colômbia, a única representante da América Latina no topo da lista. Em quinto-lugar, a sempre simpática Amsterdã, nos Países Baixos.
Em comum a todas elas está a avaliação positiva feita pelos próprios moradores. E também o fato de conseguirem mostrar uma boa recuperação do período pandêmico, com revitalização de espaços públicos e abertura de novos serviços e atrativos.
“Nossas melhores cidades esse ano são aquelas com vida noturna animada, comidas e bebidas incríveis, e arte, cultura e museus em abundância. Destacamos lugares que não são chatos ou extremamente caros, e fizemos questão que nossas escolhas pontuassem bem em aspectos práticos, como facilidade de locomoção a pé, bom sistema de transporte público e segurança, assim como sustentabilidade”, destacou a publicação.
Bar Infini, um apêndice do Restaurante La Casserole, na cidade de São Paulo — Foto: Maria Isabel Oliveira/ Agência O Globo
São Paulo aparece na 37ª posição. Para a revista, a maior cidade das Américas se destaca por sua comida, resultado de “décadas de imigração” que “teceram tradições culinárias da Itália, Japão e muito mais na cosmopolita tapeçaria gastronômica de São Paulo”. O texto destaca também o lado festeiro dos paulistanos (“há uma cena para todos na capita das boates da América do Sul”) e a força da comunidade LGBTQIA+ na cidade, palco de uma das paradas do orgulho mais importantes do mundo.
Já o Rio de Janeiro ficou com o número 48 do ranking. Para a “Time Out”, agora é o momento de visitar a capital fluminense porque “o espírito de festa voltou com tudo” após o período de restrições de circulação durante a pandemia. “E no tempo de inatividade, muitos dos quiosques à beira-mar e bares na cobertura foram atualizados, oferecendo melhor comida, bebida e música”. A animação da cidade, para a revista, continua sendo seu grande atrativo, ao lado de “recursos naturais impressionantes”, como os “picos rochosos” que “se erguem sobre florestas repletas de vida selvagem, lagoas e praias douradas”.
Veja a lista completa
- Edimburgo (Escócia)
- Chicago (Estados Unidos)
- Medelim (Colômbia)
- Glasgow (Escócia)
- Amsterdã (Países Baixos)
- Praga (República Tcheca)
- Marrakech (Marrocos)
- Berlim (Alemanha)
- Montreal (Canadá)
- Copenhague (Dinamarca)
- Cidade do Cabo (África do Sul)
- Madri (Espanha)
- Manchester (Inglaterra)
- Mumbai (Índia)
- Melbourne (Austrália)
- Taipé (Taiwan)
- Londres (Inglaterra)
- Porto (Portugal)
- Lyon (França)
- Nova York (EUA)
- Buenos Aires (Argentina)
- Birmingham (Inglaterra)
- Estocolmo (Suécia)
- Tóquio (Japão)
- São Francisco (EUA)
- Nova Déhli (Índia)
- Toronto (Canadá)
- Lisboa (Portugal)
- Boston (EUA)
- Cidade do México (México)
- Tel Aviv (Israel)
- Paris (França)
- Kuala Lumpur (Malásia)
- Manila (Filipinas)
- Atenas (Grécia)
- Dublim (Irlanda)
- São Paulo (Brasil)
- Miami (EUA)
- Barcelona (Espanha)
- Dubai (Emirados Árabes Unidos)
- Roma (Itália)
- Los Angeles (EUA)
- Acra (Gana)
- Cingapura (Cingapura)
- Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
- Sydney (Austrália)
- Auckland (Nova Zelândia)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Johannesburgo (África do Sul)
- Istambul (Turquia)
- Bangkok (Tailândia)
- Hong Kong (China)
- Doha (Catar)