NotíciasRio de JaneiroTurismo

Com Rio de Janeiro e São Paulo na lista, site elege as melhores cidades do mundo para visitar em 2022

Qual é a melhor cidade do mundo para visitar em 2022? De capitais a balneários, de metrópoles modernas a cidades históricas, há certamente um destino urbano para cada tipo de visitante, não importa o continente. O site Time Out acaba de lançar seu ranking anual, elencando as 53 melhores cidades para conhecer em 2022, com duas representantes brasileiras na lista.

Rio de Janeiro e São Paulo aparecem no “Time Out Index 2022”, um ranking elaborado a partir de consultas a 20 mil pessoas, moradoras de algumas das maiores cidades do mundo. Jornalistas, editores e correspondentes da publicação espalhados pelo planeta também colaboraram na criação da lista e na justificativa de cada escolha.

Na lista atual, as duas maiores cidades escocesas se destacam no Top 5: Edimburgo, em primeiro lugar, e Glasgow, em quarto. A segunda colocação ficou com Chicago, nos Estados Unidos, e a terceira, com Medelim, na Colômbia, a única representante da América Latina no topo da lista. Em quinto-lugar, a sempre simpática Amsterdã, nos Países Baixos.

Em comum a todas elas está a avaliação positiva feita pelos próprios moradores. E também o fato de conseguirem mostrar uma boa recuperação do período pandêmico, com revitalização de espaços públicos e abertura de novos serviços e atrativos.

“Nossas melhores cidades esse ano são aquelas com vida noturna animada, comidas e bebidas incríveis, e arte, cultura e museus em abundância. Destacamos lugares que não são chatos ou extremamente caros, e fizemos questão que nossas escolhas pontuassem bem em aspectos práticos, como facilidade de locomoção a pé, bom sistema de transporte público e segurança, assim como sustentabilidade”, destacou a publicação.

Bar Infini, um apêndice do Restaurante La Casserole, na cidade de São Paulo — Foto: Maria Isabel Oliveira/ Agência O Globo

São Paulo aparece na 37ª posição. Para a revista, a maior cidade das Américas se destaca por sua comida, resultado de “décadas de imigração” que “teceram tradições culinárias da Itália, Japão e muito mais na cosmopolita tapeçaria gastronômica de São Paulo”. O texto destaca também o lado festeiro dos paulistanos (“há uma cena para todos na capita das boates da América do Sul”) e a força da comunidade LGBTQIA+ na cidade, palco de uma das paradas do orgulho mais importantes do mundo.

Já o Rio de Janeiro ficou com o número 48 do ranking. Para a “Time Out”, agora é o momento de visitar a capital fluminense porque “o espírito de festa voltou com tudo” após o período de restrições de circulação durante a pandemia. “E no tempo de inatividade, muitos dos quiosques à beira-mar e bares na cobertura foram atualizados, oferecendo melhor comida, bebida e música”. A animação da cidade, para a revista, continua sendo seu grande atrativo, ao lado de “recursos naturais impressionantes”, como os “picos rochosos” que “se erguem sobre florestas repletas de vida selvagem, lagoas e praias douradas”.

Veja a lista completa

 

  1. Edimburgo (Escócia)
  2. Chicago (Estados Unidos)
  3. Medelim (Colômbia)
  4. Glasgow (Escócia)
  5. Amsterdã (Países Baixos)
  6. Praga (República Tcheca)
  7. Marrakech (Marrocos)
  8. Berlim (Alemanha)
  9. Montreal (Canadá)
  10. Copenhague (Dinamarca)
  11. Cidade do Cabo (África do Sul)
  12. Madri (Espanha)
  13. Manchester (Inglaterra)
  14. Mumbai (Índia)
  15. Melbourne (Austrália)
  16. Taipé (Taiwan)
  17. Londres (Inglaterra)
  18. Porto (Portugal)
  19. Lyon (França)
  20. Nova York (EUA)
  21. Buenos Aires (Argentina)
  22. Birmingham (Inglaterra)
  23. Estocolmo (Suécia)
  24. Tóquio (Japão)
  25. São Francisco (EUA)
  26. Nova Déhli (Índia)
  27. Toronto (Canadá)
  28. Lisboa (Portugal)
  29. Boston (EUA)
  30. Cidade do México (México)
  31. Tel Aviv (Israel)
  32. Paris (França)
  33. Kuala Lumpur (Malásia)
  34. Manila (Filipinas)
  35. Atenas (Grécia)
  36. Dublim (Irlanda)
  37. São Paulo (Brasil)
  38. Miami (EUA)
  39. Barcelona (Espanha)
  40. Dubai (Emirados Árabes Unidos)
  41. Roma (Itália)
  42. Los Angeles (EUA)
  43. Acra (Gana)
  44. Cingapura (Cingapura)
  45. Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
  46. Sydney (Austrália)
  47. Auckland (Nova Zelândia)
  48. Rio de Janeiro (Brasil)
  49. Johannesburgo (África do Sul)
  50. Istambul (Turquia)
  51. Bangkok (Tailândia)
  52. Hong Kong (China)
  53. Doha (Catar)

Leia também:

pt_BRPortuguese