EventosNotícias

Superlua poderá ser observada no Planetário do Rio, na Zona Sul

Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Na próxima quarta-feira, (13/07), a Superlua, fenômeno que acontece quando a lua está mais próxima da Terra, vai aparecer no céu. Quando isso ocorre, a lua pode parecer maior e mais brilhante.

Para garantir que o fenômeno possa ser observado por estudantes e curiosos, o Planetário do Rio irá abrir suas portas, a partir das 18h, para observação do céu. Astrônomos irão acompanhar a sessão, que é gratuita, e tirar dúvidas sobre o fenômeno.

“A superlua acontece quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o perigeu, que é o ponto na órbita em que a Lua está mais próxima da Terra. Tudo o que está mais próximo parece maior e mais brilhante. E isso é o que acontece com a Lua durante a superlua cheia”, explicou Leandro Guedes, astrônomo do Planetário.

Pela proximidade, durante uma superlua o satélite fica um pouco maior e um pouco mais brilhante do que durante uma Lua Cheia normal, mas essa diferença não pode ser percebida a olho nu. É necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a diferença de tamanho e de brilho.

Foto: Prefeitura do Rio

Serviço:

A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Serão distribuídas 100 senhas para entrada 30 minutos antes da abertura para a atividade. A observação do céu depende das condições meteorológicas e é cancelada caso o tempo esteja nublado ou chuvoso.

Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea / Entrada pelo Museu do Universo

Horário: 18hs

Data: 13 de julho – quarta-feira

Estacionamento gratuito no local

Fonte: Diario do Rio

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: