Um único representante brasileiro entrou na lista do site americano Time Out de lugares mais descolados do mundo: o bairro da Saúde, na Região do Porto Maravilha, no Rio. E dá para entender o porquê.
Enquanto a vacinação avança e as atividades são retomadas, a região oferece várias possibilidades de passeios ao ar livre e com distanciamento social, digno de receber estrelinhas da OMS. (Sempre de máscara e sem aglomerar, vale lembrar).
O Time Out é um famoso guia de destinos, com dicas sobre várias partes do mundo, e costuma eleger os bairros mais descolados com base nos critérios restaurantes, bares, vida noturna e cultural. Mas, com a realidade pandêmica, espírito comunitário, resiliência e sustentabilidade passaram a fazer parte da lista levada em conta na escolha.
E o que tem para fazer na Saúde? Antes de começar a contar, vale um lembrete: quando for passar um dia por lá, vá com sapatos confortáveis, porque o bom por ali é andar e, além disso, várias ruas são de paralelepípedo.
Largo de São Francisco da Prainha
Com flexibilização, Largo de São Francisco da Prainha é opção ao ar livre com possibilidade de distanciamento — Foto: Raphael Vidal
Durante a pandemia, a praça virou um point. O lugar reúne vários bares com comidas variadas (muitas opções de churrasco), cerveja, caipirinhas,, drinks e música ao vivo, que acontece na varanda do restaurante Bafo da Prainha, com mesinhas para sentar e conversar na praça. A Casa Porto, um dos restaurantes do local, merece destaque pela comida. Vale lembrar, é claro, que a recomendação é aproveitar o espaço ao ar livre para manter distância e não aglomerar, e, ao mesmo tempo, ter aquele gostinho de vida normal.
Praça Mauá
Não precisa nem entrar para achar o Museu do Amanhã impressionante. Localizado na Praça Mauá, a obra é citada pela Time Out como tendo formato de Ovni. A arquitetura não é o único destaque e o local é ótimo para andar de bicicleta, patins, fazer uma caminhada ou só sentar e apreciar a vista da Baía de Guanabara. O espelho d’água merece menção especial.
Arte a céu aberto
A revista cita as obras de arte a céu aberto do Porto como ponto turístico e não é para menos. O mural Etnias, do artista Kobra, feito para as Olimpíadas de 2016, desbotou um pouco — característica típica da arte de rua, mas segue sendo cenário de fotos e impressionando pelo tamanho e beleza.
Museu de Arte do Rio (MAR)
O Museu de Arte do Rio, assim como o Museu do Amanhã, impressiona só de olhar. E, além disso, atualmente recebe a exposição Crônicas Cariocas, uma verdadeira declaração de amor à cidade do Rio de Janeiro. Para entrar, é preciso comprovar estar com a vacinação contra a Covid em dia.
Pedra do Sal