Boletim Informativo

Fórum de RH debateu cursos, remuneração e escala de trabalho

HotéisRIO realizou, no dia 14 de março, a primeira reunião de seu Fórum dos Gerentes de RH e DP em 2024. Na ocasião, foi lançada a parceria com Escola de Hoteleiros com cursos by HotéisRIO, que oferecerá treinamentos para atuação no segmento, de posições operacionais a cargos de liderança. A pauta do encontro, realizado no Belmond Copacabana Palace, também abordou a organização de uma pesquisa salarial e de benefícios do setor e a experiência de implantação de uma escala de trabalho 5×2.

Os cursos da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO têm como objetivo proporcionar formação profissional para o segmento. Os treinamentos abrangem cargos operacionais (equipes de base), táticos (médias lideranças) e estratégicos (gerenciais). As aulas, com início previsto para abril, terão três formatos – presenciais, in company e online ao vivo.

Pesquisa de Remuneração (Salários e Benefícios), que fará um mapeamento do mercado, também foi apresentada no encontro. O levantamento será realizado pela VLEAL Gestão em Negócios com previsão de até 100 cargos do setor, de auxiliar a diretoria. Serão até três pesquisas por ano – a primeira deverá ter seus dados divulgados até o fim de abril.

Já a equipe do Hotel Fairmont Copacabana compartilhou sua experiência na implantação da escala de trabalho 5×2 em algumas áreas do hotel. O objetivo foi melhorar o bem-estar dos colaboradores, reduzir o turnover, incrementar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao consumidor final. Segundo Cristina Portela, gerente de Recrutamento e Seleção, a experiência está prestes a completar um ano e os resultados foram muito favoráveis, com melhora na pesquisa de clima e redução da rotatividade das funções e das ausências sem justificativa. “Os colaboradores ganham mais tempo para a vida pessoal, para cuidar da casa e dos filhos. A iniciativa ainda se tornou um bom argumento para recrutamento”.

Leia também:

pt_BRPortuguese