fundo RDMD SESC SENAC
Notícias

Rio de Mãos Dadas, o movimento para a retomada do Rio de Janeiro

Aerial panorama of Botafogo Bay and Sugar Loaf Mountain, Rio De Janeiro, Brazil.
Aerial panorama of Botafogo Bay and Sugar Loaf Mountain, Rio De Janeiro, Brazil.SESC / SENAC

 

Rio de Mãos Dadas é o movimento idealizado pelo SESC, SENAC, braços operacionais da Fecomércio do Rio de Janeiro, para inspirar e renovar a esperança por dias melhores. Junto com a exposição, diversas iniciativas estão sendo realizados em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, nas áreas de educação, cultura, esporte, turismo, capacitação e ações sociais.

Esculturas de mãos gigantes, com mais de dois metros de altura, fazem parte desta exposição a céu aberto, que pode ser encontrada em pontos estratégicos na capital e em algumas cidades do interior do estado.

Artistas de diversos estilos deram vida às obras de arte, trazendo diversidade, cultura e alegria para os espaços públicos.

Inicialmente, as mãos foram posicionadas a uma certa distância entre uma outra e, depois, foram aproximadas, simbolizando a esperança de dias melhores, de quando todos puderem dar as mãos novamente, sem medo.

O ato de dar as mãos também representa contribuição, incentivo, união e a soma de forças na busca por melhores caminhos.

Além de todo o simbolismo da exposição coletiva, a iniciativa se desdobrou em uma série de ações que deram caráter prático ao movimento.

Uma das iniciativas foi a arrecadação e doação de alimentos feitas pelo programa Mesa Brasil SESC RJ.Desde o início da pandemia, o programa distribui mais de 3,2 mil toneladas, beneficiando mais de 43 mil pessoas que foram impactadas pela crise.

Na área cultural, uma das mais afetadas pela crise, o Sesc RJ abriu o Edital de Cultura 2021 – Sesc RJ Pulsar que selecionará propostas artísticas que integrarão parte da sua programação a partir de março de 2022. As produções artísticas contempladas receberão, no total, R$ 10 milhões.

Através do Rio de Mãos Dadas pelo Interior, o Senac RJ proporcionou para empresários de diversas regiões do estado, palestras e mentorias com especialistas que ajudaram a identificar oportunidades e alavancar seus negócios nos setores do varejo, gastronomia, turismo, entre outros.

E para estimular e reconhecer as inovações e ações socialmente responsáveis das empresas, a Fecomércio RJ divulgou a abertura das inscrições para a segunda edição do Prêmio Visão Consciente, que reconhece aqueles que fizeram a diferença em um momento tão adverso para os negócios e a economia. São duas categorias: Capacidade de Adaptação e Transformação Social. As três empresas premiadas em cada divisão poderão enviar representantes à maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2022), que acontecerá em janeiro, em Nova York. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: https://premiovisaoconsciente.com.br

A retomada do turismo conta com dois projetos: “O Rio é lindo. E perto!” Iniciativa em parceria com todo o trade de turismo, que tem como objetivo promover o Rio em outros estados do país. E o “Sesc RJ na Estrada”, que revela as joias arquitetônicas e da natureza do Rio de Janeiro pouco conhecidas, dando visibilidade àqueles passeios que não fazem parte do roteiro turístico tradicional, mas que são imperdíveis.

A revitalização do Centro do Rio de Janeiro também faz parte das iniciativas do Movimento Rio de Mãos Dadas. O Teatro Sesc Ginástico será um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. A Casa Villarino, tradicional ponto de encontro da boemia e considerado por muitos, o berço da Bossa Nova, foi reaberta pelo Senac RJ. Batizada como Casa Villarino Bar | Senac Restaurante Escola, receberá alunos dos cursos regulares para vivenciar a prática profissional. E o programa CRio – Distrito Carioca de Inovação e Tecnologia será um living lab (laboratório vivo), ou seja, um ecossistema colaborativo voltado para a inovação, que integra pessoas, empresas e ideias. Todas essas iniciativas estão em linha com o projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, para revitalizar a área central e atrair mais moradores.

Através de todas essas iniciativas, o SESC – maior programa de bem-estar social do país, e o SENAC – referência de qualidade de ensino profissional, querem dar as mãos para a populaçao do Rio de Janeiro, para juntos contruirem a retomada econômica, social e de um futuro cada vez melhor.

 

 

 

Fonte: CNNbrasil

Leia também: