JPNYC0912 67 of 179 696x464 1
NotíciasEventos

Rio de Janeiro recebe Jaguar Parade RIO 2024

JPNYC0912 67 of 179
Foto: Divulgação

A primeira edição carioca da Jaguar Parade no RIo de Janeiro, acontece em 2024, a mostra dedicada a onça pintada, maior felino das américas, que tem no Brasil sua maior população mundial, já abriu as inscrições para a seleção dos artistas participantes.

Cinquenta onças, pintadas por inúmeros artistas, serão exibidas no Rio de Janeiro a partir de junho de 2024.  Misturando arte e conscientização socioambiental, a Jaguar Parade é atualmente uma das maiores exposições de arte ao ar livre do mundo. O projeto internacional reúne artistas e público em torno de uma importante causa, a conservação da onça-pintada e a preservação de seu habitat.

O movimento artístico,  que pretende visitar grandes cidades do mundo, finalmente chega ao Rio, após passar por São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e realizar com grande sucesso sua primeira edição em Nova York. Com objetivo de arrecadar fundos através da venda das obras, a mostra espalhará pela cidade dezenas de esculturas customizadas por artistas locais e nacionais, exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de circulação de público, como a orla das praias, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, o centro da cidade, estações de Metrô, praças e parques.

JPNYC0912 1 of 24 Rio de Janeiro recebe Jaguar Parade RIO 2024
Foto: Divulgação

Durante o evento, o público poderá ainda interagir com os artistas e acompanhar gratuitamente sessões de “live painting”, o processo criativo nos ateliês instalados em shoppings e pontos espalhados pela cidade.

A partir da exibição pública, as obras serão disponibilizadas para venda, através de leilões virtuais e presenciais, que destinarão 100% do lucro líquido para as ONGs parceiras: OnçafariSOS Pantanal Ampara Silvestre, que se dedicam a conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência, educação e ecoturismo. Artistas poderão se inscrever para participar, submetendo um projeto de pintura das obras, através do site https://jaguarparade.com/rio2024/chamada-aos-artistas/

As edições da Jaguar Parade já contaram com a participação de 176 artistas que customizaram 185 obras, expostas durante cerca de 209 dias para um público estimado em 31 milhões de pessoas. Desde sua criação, foram arrecadados mais de R$ 1.600.000,00 com a venda das obras, contribuindo com as ONGs parceiras, reconhecidas pelo trabalho de conservação ambiental e das onças-pintadas.

O principal propósito é conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil”, explica Giovane Pasa.

“A Jaguar Parade Rio 2024 não vai apenas encantar os olhos, mas também tocará os corações. É uma das cidades mais vibrantes do país, tem artistas talentosos e inspirados por uma rica natureza. Certamente teremos um conjunto de obras, que traduzirá a vivacidade carioca, enquanto conscientizamos sobre a necessidade de proteger a biodiversidade”, comenta Carolina Barreto, sócia da Artery

Jaguar Parade – Arte com propósito

A Jaguar Parade é um movimento artístico com um grande propósito: arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Tudo isso através de uma exposição com dezenas de esculturas de onças customizadas por talentosos artistas, são exibidas em espaços de grande movimentação. As obras despertam a curiosidade e promovem a reflexão do público por onde passam, alcançando milhões de pessoas de uma forma única!

Ao final do período de exposição, as esculturas são leiloadas e 100% da receita líquida será doada para projetos de conservação da onça-pintada.

A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade, com aproximadamente 10 milhões de pessoas tendo visto as obras em suas ruas e parques.

Após o hiato da pandemia, em 2021 as onças ressurgiram em uma grande exposição em Belo Horizonte, com mais de 60 obras expostas na capital mineira.

JPNYC0912 29 of 68 Rio de Janeiro recebe Jaguar Parade RIO 2024
Foto: Divulgação

Em 2022, foi a vez da edição em Nova York. O evento, que impactou milhões de pessoas nas ruas e pela internet, contou com ações especiais como pinturas ao vivo, debates entre artistas e oficinas de arte presenciais e online, além de uma experiência imersiva no Metaverso. Foram 40 esculturas exibidas em locais icônicos como Times Square, Central Park, World Trade Center e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Já a última edição, em Florianópolis 2023, encantou mais de 700 mil pessoas com a participação de artistas do cenário da arte local e nacional que deixaram suas marcas nas obras que foram exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de grande circulação de público, como a Ponte Hercílio Luz, Avenida Beira-mar Norte, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Jurerê, entre outros.

Créditos: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese