Uma pesquisa da Riotur mostrou quais são os turistas mais “leais” que frequentam o Rio de Janeiro. O levantamento foi feito entre o Réveillon e o Carnaval deste ano, junto com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) vinculada ao Ministério do Turismo.
A pesquisa ouviu mais de 2.000 pessoas e mostrou que muitos desses turistas, têm um perfil jovem e ativo, sendo atraídos por roteiros curtos e intensos.
A presença significativa de turistas de São Paulo (26,45%) e Minas Gerais (11,96%) destaca a importância do turismo nacional, mostrando a forte representação de visitantes de diversas regiões do Brasil. Entre os turistas internacionais, o destaque foi para a presença de países como Chile, Argentina e Estados Unidos.
Segundo o relatório, mais de 68% dos visitantes estão concentrados nas faixas de 18 a 49 anos. E cerca de 49.42% dos turistas permanecem na cidade do Rio por um a cinco dias, com uma tendência para estadias curtas, indicando uma busca por experiências rápidas e intensas.
De acordo com a pesquisa, a lealdade dos turistas, mostra que quase metade estão retornando à cidade pelo menos pela terceira vez.
A opção por hotéis (38.37%) revela a busca pelo conforto, enquanto a preferência por casas de amigos/família (22.24%) e Airbnb (18.17%) indica um desejo por experiências personalizadas. Tanto as praias (38.94%) quanto os eventos, como o Carnaval (20.9%), assumem papel de destaque como atrativos principais.
Os pontos turísticos tradicionais como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, ícones internacionalmente reconhecidos, mantêm-se como locais favoritos de visitação, além das praias, a natureza e outras atrações que continuam a encantar os visitantes.
“O resultado da pesquisa foi extremamente satisfatório. Além de reafirmar as potencialidades turísticas do Rio, o relatório nos possibilita a identificação de fluxo turístico, perfil e principais demandas. Informações fundamentais para o aprimoramento dos serviços públicos e privados, para a identificação de tendências, e elaboração de mecanismos que possibilitem aos turistas um melhor acolhimento e novas experiências”, comentou Ronnie Costa, presidente da Riotur.