image002 1 1170x658 1
NotíciasTurismo

Paineiras Corcovado, concessionária que atua no Parque Nacional da Tijuca, recebe a certificação do Sistema B Brasil

Há mais de dez anos no Brasil, o Sistema B tem o objetivo de ressignificar o conceito de sucesso, provando que negócios podem ser orientados por propósitos e que devem se comprometer em beneficiar toda comunidade e o meio ambiente. Seguindo esse conceito do Movimento B, Paineiras Corcovado, concessionária pertencente ao Grupo Cataratas e que atua no Rio de Janeiro, acaba de receber a certificação do Sistema B Brasil.

O reconhecimento não foi por acaso. A empresa passou por uma rigorosa auditoria que levou mais de 12 meses e incluiu um longo questionário com base em cinco áreas (governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes) seguido por etapas de verificação. Na prática, as atividades da empresa privilegiam as ações ESG, com políticas de sustentabilidade bem delimitadas, com um código de conduta que apoia os direitos humanos e a equidade comunitária. São princípios que norteiam a concessionária e que são inegociáveis para elas. Além disso, uma das missões dos colaboradores é o real anseio em apoiar a conservação do planeta. Com isso, Paineiras Corcovado — que fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ) — se junta ao seleto grupo de 330 empresas brasileiras que assumiram o compromisso legal com a responsabilidade corporativa e que acreditam em um novo sistema econômico onde elas podem ser mudanças e gerar impacto positivo para a comunidade e para o planeta.

A Paineiras Corcovado atua dentro de uma das principais Unidades de Conservação do Brasil, o Parque Nacional da Tijuca, e, junto ao ICMBio, vem ao longo de anos implementando e otimizando suas práticas de gestão com foco na geração de impacto positivo para o Parque, em sua conservação, para as comunidades do entorno, através de um Programa Socioambiental, e para seus clientes, através de experiências que têm por objetivo reaproximar as pessoas da natureza. A Certificação pelo Sistema B Brasil, reafirma e celebra esse compromisso e nos desafia ir alémafirma Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas.

Iniciativas que fizeram a concessionária ser reconhecida

Paineiras Corcovado é a concessionária responsável pelas vans oficiais de acesso ao ponto turístico mais visitado da cidade do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor. A partir desta concessão, mais de 1 milhão de pessoas visitam o monumento que fica no Alto do Corcovado, dento do Parque Nacional da Tijuca. A empresa também cuida da administração do Centro de Visitantes Paineiras, que entre suas atrações, mantém uma exposição interativa e gratuita sobre os parques nacionais brasileiros, incluindo as atrações do Parque da Tijuca e sua importância para a biodiversidade e para o clima da cidade do Rio.

A Paineiras Corcovado acredita e trabalha por um programa socioambiental que beneficia projetos e inciativas das comunidades e do entorno de sua operação e do Parque Nacional da Tijuca, como as localidades do Cerro Corá e Guararapes.

A partir desses projetos, Paineiras Corcovado usa o conhecimento e recursos financeiros para gerar impacto positivo através de apoio às iniciativas comunitárias, como pré-vestibular social, projetos de esportes como futebol e basquete, projetos culturais e até mesmo empreendedores, como um roteiro de base comunitária. Outra iniciativa socioambiental importante é o projeto de visitação gratuito para escolas municipais e grupos vulneráveis que inclui roteiros pedagógicos sobre o Parque Nacional da Tijuca, voltado principalmente a temáticas relacionadas com a história, biologia, ecologia e geologia e que permite vincular ensinamentos aprendidos em sala de aula ao passeio no parque.

Creditos: Sopa Cultural

Leia também:

pt_BRPortuguese