NotíciasRio de JaneiroTurismo

Maior ídolo da história do Flamengo, Zico ganha estátua no Dreamland Museu de Cera no AquaRio

“Toda homenagem é gratificante quando a gente está aqui na terra”- Disse Zico, agradecendo a inauguração de sua estátua no museu da cera, no AquaRio. A homenagem foi feita na manhã desta terça-feira, e contou com a presença de torcedores do Flamengo.

Eterno, genial, craque, goleador! Qualquer palavra é pouco para nomear o que Arthur Antunes Coimbra, popularmente conhecido como Zico, representa para a torcida rubro negra e para a história do futebol brasileiro. O ex-jogador, reconhecido como ídolo por todas as torcidas, ganhou uma homenagem à altura de seu talento no Dreamland Museu de Cera que fica dentro do Aquário Marinho do Rio, o AquaRio.
“É uma grande honra receber essa homenagem da Dreamland, que criou a minha primeira estátua de cera no Brasil, rica em detalhes e de um realismo que impressiona. Ela retrata um momento muito especial que foi a conquista do Mundial em 1981, então espero que traga boas memórias a todos que visitarem o AquaRio e o Museu de Cera”, destaca Zico.

“Ei, ei, ei, o Zico é nosso Rei”, cantaram os rubro-negros presentes para, Arthur Antunes Coimbra, subir ao palco, inaugurar a estátua, e agradecer a homenagem feita, que será exibida em um cenário exclusivo dentro do AquaRio. A estátua se junta a outras 35 peças feitas em tamanho real de outras celebridades importantes como Tom Hanks, Rainha Elizabeth II, Bruce Lee, Albert Einsten, o jogador Messi, entre outras.

O processo todo, do convite à finalização do modelo da estátua, durou mais de dois anos. Tudo começou em fevereiro de 2022 quando Zico aceitou a homenagem e a partir daquele momento, foram discutidos o período da carreira que seria retratado, além da pose e do figurino. Em julho daquele mesmo ano, ex-jogador passou horas realizando mais de 250 fotos, além de tirar 300 medidas para serem utilizadas no desenvolvimento do busto e do corpo. Todas as informações ajudaram a criar a estátua em cera com a representação exata de tonalidade da pele, cor dos olhos e cabelos, além de formato de rosto.
Depois de aprovada a peça, foi escalada uma equipe de 20 artesãos estrangeiros, todos fãs do futebol brasileiro e sentindo-se honrados em reproduzir um ícone. O ateliê, localizado na cidade de Londres, na Inglaterra, foi responsável por dar vida ao projeto. Foram 18 meses para esculpir a estátua que pesa cerca de 40kg, valorizando os mínimos detalhes que possam deixar a réplica ainda mais convincente.
A fase escolhida foi entre os anos de 1981 e 1982, com a pose do momento emblemático de foco e concentração que antecedem uma cobrança de falta. O Zico, em versão de cera, será eternizado usando uma réplica do uniforme do Flamengo em 1981, ano da conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes.
“Grande ídolo do esporte mundial e do Flamengo, cuja sua história ultrapassa as fronteiras do futebol. A chegada inédita da estátua do Zico no Dreamland Museu de Cera no AquaRio tem tudo a ver com o turismo. Já que é uma oportunidade incrível de mostrar para milhares de pessoas o que esse o carioca tem de mais incrível: talento, genialidade e carisma. Por isso, nada melhor do que fazer essa homenagem em uma atração turística”, diz Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas, empresa responsável pela operação do Aquário Marinho do Rio.
O presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, ressaltou a importância de mais esse atrativo neste importante equipamento para turismo do Rio de Janeiro. “Sem dúvida vai atrair mais e mais turistas para o local. É emocionante não só para rubro-negros, mas para todos os amantes do futebol, e da história do futebol brasileiro”, disse.

Creditos: Jornal de Turismo

Leia também:

pt_BRPortuguese