Congresso Nacional 1 696x446 1 jpeg
NotíciasTurismo

Hotelaria realizará novo ato na Câmara dos Deputados contra a extinção do Perse

Começa nesta segunda-feira, 25, a mobilização daFrente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) em defesa da manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). De hoje até o dia 27 de março, hoteleiros, profissionais dos setores de turismo e de eventos, representantes de entidades de classe e sindicatos laborais de todo o Brasil estarão reunidos na Câmara dos Deputados. O ato tem como objetivo afirmar a importância do programa para a hotelaria nacional e demonstrar seu desacordo com a medida, além de ressaltar os danos que ela pode trazer para o setor de turismo.

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), extinto pela medida provisória 1202, editada pelo governo federal no final de 2023. O encontro com os parlamentares no plenário da Câmara será no dia 27, às 10 horas.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, afirma que a presença dos representantes da hotelaria é importante, pois demonstra a força do segmento. “Nossa visita ao Senado Federal sensibilizou os parlamentares, que ficaram impressionados com a mobilização, que mostrou a importância da continuidade do Perse para a recuperação plena do nosso setor”.

Para o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, as mobilizações anteriores foram decisivas para abrirem as negociações com o governo, destacando a força e a união do setor de turismo e eventos. “Mas precisamos continuar firmes. Uma nova mobilização se faz essencial, especialmente agora, quando estamos à beira da votação de uma medida crucial para o futuro do nosso setor. Esta próxima mobilização não é apenas uma continuação; é um passo vital para assegurar que nossas vozes sejam ouvidas e nossas necessidades atendidas em momento crítico de decisão. O nosso setor está correndo risco e precisamos reunir um número expressivo de hoteleiros para mais uma vez mostra a força do setor hoteleiro, assim como fizemos no Senado Federal”.

Para os representantes da Frente Parlamentar Mista, a medida provisória 1202 contraria a decisão suprema da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que aprovaram o programa por três vezes, incluindo um acordo com o atual governo federal há menos de um ano, e antecipa para abril desse ano a volta da cobrança de impostos que só seriam pagos a partir de 2027. A FPhotel também destaca que os recursos para o programa já estão previstos na Lei Orçamentária de 2024.

O Perse foi aprovado em maio de 2021 e desempenhou um papel crucial na recuperação de empresas do setor de turismo, viagens e eventos, segmentos que somam 3,7 milhões de postos de trabalho e representam 4,5% do PIB nacional. Apenas em 2023, geraram mais de 234 mil novos empregos e aumentaram a arrecadação do governo federal, através de renegociação de dívidas fiscais, em mais de 28 bilhões de reais.

A mobilização da FPhotel na Câmara dos Deputados conta com o apoio de diversas entidades nacionais ligadas à indústria de hotéis, setor que emprega sozinho formalmente cerca de três milhões de pessoas, e do turismo no país, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), todas as ABIH ́s estaduais e do Distrito Federal, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS), a Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS) e a HI HOSTEL Brasil, representante da Hostelling International, a maior rede de hostels do mundo.

A mobilização da Frente Parlamentar também terá a participação da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV Nacional), Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA), Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT), Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), Associação do Marketing Promocional (AMPRO), Apoio Eventos e Turismo, Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA), Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (AQUA), Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), Associação Dos Hoteleiros de Águas de Lindoia (AHAL), Confederação Nacional de Turismo (CNTUR), Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP) e Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (SINDEPAT).

Confira abaixo a programação completa:

Programação

Dia 25 – Visita aos gabinetes dos deputados federais (das 9h às 18h)

Dia 26 – Visita aos gabinetes dos deputados federais (das 9h às 18h)

Dia 27 – Evento no plenário da Câmara dos Deputados – 10h

Creditos: Turisnews

Leia também:

pt_BRPortuguese