rio carnaval vert
NotíciasRio de Janeiro

Desfile das Escolas de Samba do RJ ganha nova logomarca, confira

Os desfiles de escola de samba do Rio de Janeiro agora têm uma marca para chamar de sua. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e a Tátil Design apresentam nesta quinta-feira, 10, a marca Rio Carnaval.

O desenho foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico das agremiações, e será aplicado em todos os materiais e conteúdos relacionados à festa, desde as novas redes sociais do evento (@rio_carnaval no Instagram e no Twitter), o site oficial, os ingressos, até os uniformes da organização.

A marca tem aplicações adaptadas às cores de cada escola e poderá ser usada por cada uma. Os patrocinadores também serão convidados e incentivados a usá-la no desfile deste ano, previsto para abril, em função da pandemia.

“O processo de identidade era algo que já buscávamos há muito tempo, uma marca que converse com o público e nos representasse. Ao mesmo tempo que a marca mostra ao mundo quem somos, o processo de branding ajuda todos os que fazem parte do maior espetáculo da terra a lembrar o que o Carnaval representa, com sua origem e simbologia para a comunidade do samba, além de agregar valor aos patrocinadores”, afirma Gabriel David, diretor de marketing da Liesa.

A marca será apresentada, de forma simbólica, na Cidade do Samba, para a comunidade do Carnaval, com um minidesfile com as 12 escolas de samba do Grupo Especial e alguns convidados, no fim de semana da data original do Carnaval, 26 e 27 deste mês. Além disso, até o desfile oficial a liga espera ter novidades em termos comerciais. “Já estamos desenvolvendo um programa de licenciamento que tem dois projetos em andamento. Com certeza, em abril teremos produtos com a nova marca”, projeta Gabriel.

sambodromo rio shutterstock 201180176

Desfiles mudaram para abril e venda de ingressos está no terceiro lote (Crédito: Shutterstock)

Conduzido pela Tátil Design, o processo de construção da marca levou seis meses e incluiu entrevistas com mais de três mil pessoas, entre elas nomes como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; e representantes da liga (o vice-presidente Helio Motta e o diretor de carnaval Elmo dos Santos).

“Foi surpreendente como a bandeira ou pavilhão, como eles se referem, foi unanimidade. Ela representa a alma das escolas de samba, e sua evolução na avenida nas mãos da porta-bandeira com movimentos fluidos e ritmados foi nossa grande inspiração. Fomos para um estúdio com a Selminha Sorriso, colocamos sensores na bandeira e capturamos seu bailado. A bandeira como um pincel, desenha a tipografia da marca”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil. Em relação ao nome, o designer explica que como uma das intenções do projeto de branding era abrir espaço para a reverberação global do evento, Rio Carnaval foi a melhor opção por funcionar em inglês.

“Buscamos uma marca que representasse a todos coletivamente, sua energia contagiante, sua capacidade de transformar o ordinário em extraordinário. Mas também queríamos que cada escola, cada integrante se sentisse representado. Por isso a marca veste as cores de cada escola e evolui em movimentos que acompanham as viradas do samba de cada bateria! A marca do carnaval do Rio tinha que sambar! Criamos uma marca responsiva ao pandeiro, ao repique, ao tamborim. Desenvolvemos uma programação complexa capaz de gerar variações infinitas da identidade, o que também ajudará a dar vida longa para o projeto”, conta Fred.

Crédito da imagem do alto: BW Press/Shutterstock

Fonte: Meio e Mensagem

Leia também: