NotíciasTurismo

Celso Sabino toma posse como ministro do Turismo

Celso Sabino, novo ministro do Turismo / Najara Araújo/Câmara dos Deputados
O ministro do Turismo, Celso Sabino, toma posse em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 3, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O evento está marcado para ocorrer às 11h. Na ocasião, também será assinado o decreto de instalação do novo Conselho Nacional do Turismo (CNT).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou a nomeação de Sabino ao cargo em publicação no Diário Oficial da União (DOU) em 14 de julho, oficializando a saída da ex-chefe da pasta Daniela Carneiro, que retornou ao seu mandato como deputada federal.

O ministro já deu início aos trabalhos no Turismo no último dia 17, mas aguardava o evento de posse com o fim do recesso parlamentar no Congresso.

Sabino e Carneiro são filiados ao União Brasil, mas Daniela pediu a desfiliação do partido em abril ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso fez com que ela perdesse apoio da legenda. Diante disso, a sigla indicou Sabino como substituto para assumir a pasta.

Quem é Celso Sabino

Deputado Federal pelo Pará, Celso Sabino de Oliveira nasceu em Belém, em 29 de agosto de 1978. Sabino é ex-tucano, evangélico, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e esteve lado a lado com o Jair Bolsonaro (PL) durante os quatro anos de sua gestão.

Graduado em administração e direito, possui pós-graduação em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais. Sabino iniciou sua carreira pública apenas em 2011, aos 44 anos, quando foi eleito deputado estadual suplente em Belém, pelo antigo PR.

Créditos: O Dia

Leia também:

pt_BRPortuguese