NotíciasEventos

Breaking do Verão 2024: competição internacional acontece em novo local, a Praia de Copacabana

unnamed 2
Breaking do Verão 2023 (Foto: Rudá Albuquerque)

2024 será o ano de estreia do Breaking nas Olimpíadas de Paris. Dança esportiva que vem ganhando cada vez adeptos no Brasil, o Breaking é um dos elementos que compõem o Hip Hop. O Breaking é cultura, esporte e uma filosofia de vida. Em janeiro, nos dias 19, 20 e 21, o festival ‘Breaking do Verão’, o maior do país, está de volta para a sua terceira edição, agora em um novo espaço: uma arena montada em plena Praia de Copacabana, na altura da Avenida Princesa Isabel.

Realizado pelo Grupo Fábrica, o evento é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras. O BDV conta com o patrocínio de Cheetos® e Sprite e apoio da G-Shock.

O festival contará com atletas convidados, além dos vencedores nas eliminatórias na competição. Com o intuito de democratizar ainda mais o BDV, pela primeira vez o Breaking do Verão realizou Cyphers em Fortaleza, em setembro, e Manaus, em outubro. No dia 19 de janeiro acontecerá a Cypher Rio. Os vencedores das eliminatórias de cada região vão competir lado a lado com os grandes nomes do Breaking mundial, nos dias 20 e 21/01.

Serão 16 b-boys e 16 b-girls. Entre os b-boys, estão confirmados nomes como b-boy Phill Wizard, atleta Campeão Panamericano 2023 e integrante da Seleção do Canadá, que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos 2024; b-boy Lil Zoo, natural de Marrocos, que atualmente mora na Áustria e representa o país nas competições, é membro da tripulação do El Mouwahidin e já conquistou o título do Red Bull BC One, em 2018; o japonês b-boy Hiro10, campeão Freestyle Sessions 2023, em Los Angeles; e b-boy Nordiamon, russo, campeão do The World Battle 2023.

Dos atletas nacionais, estarão b-boy Rato, integrante da Seleção Brasileira, mineiro e atual campeão do Breaking do Verão; b-boy Luan San, de São Paulo, integrante da Seleção Brasileira, do Time Petrobras e atual campeão brasileiro de Breaking; e o b-boy Bart, atual vice-campeão do Red Bull BC One Brasil e outros.

Entre as b-girls, nomes internacionais como a russa b-girl Kastet, atual campeã do Breaking do Verão; a colombiana b-girl Luma, representante da Seleção da Colômbia e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos 2023; b-girl Stefani, nascida na Ucrânia e radicada no Reino Unido, atual campeã do Red Bull BC One Last Chance Paris 2023; b-girl Carlota, representante da seleção da França e campeã do Red Bull BC One Cypher 2022; e b-girl Ana Fúria, da Seleção da Espanha.

Destacam-se das atletas brasileiras a paulista b-girl Toquinha, integrante da Seleção Brasileira, do Time Petrobras e campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023; a paraense b-girl Mini Japa, atual campeã brasileira de Breaking; entre outras.

“Estamos muito felizes com a terceira edição do Breaking do Verão. Pela primeira vez teremos entre os convidados b-boys e b-girls vencedores das Cyphers Fortaleza e Manaus, tornando a disputa ainda mais democrática. Também estamos de casa nova, a Praia de Copacabana, em pleno ano de Olimpíadas. Acreditamos que esse movimento será importante para divulgar ainda mais o esporte e torná-lo mais próximo do grande público”, afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

O time de jurados será composto pelo árbitro internacional e membro da Comissão de Arbitragem do Departamento de Breaking b-boy Migas; b-boy Ruda, artista trans mineiro que já representou o Brasil em 3 mundiais de Breaking, é coordenador do Núcleo de Pesquisa e História Integrante da Escola Drop Education e dançarino do Cirque du Soleil Bazzar; o colombiano b-boy Arex; b-boy Xisco, da Holanda; e a b-girl Movie One, da Espanha.

A música é um elemento fundamental para o Breaking, ela quem dá o ritmo às disputas. Durante um campeonato, quem escolhe as faixas é o DJ e o show apresentado é todo pensado no momento presente. No BDV 2024, os DJs à frente das carrapetas serão Nobunaga, Def e MF. As MCs Aline e Ayesca e o MC Uiu serão os responsáveis por manter a energia da galera lá em cima.O Breaking do Verão tem parceria com a TV Globo e será transmitido ao vivo nos dias 20, no SporTV, e 21/01, na Globo, durante o programa Esporte Espetacular.

BREAKING DO VERÃO – PROGRAMAÇÃO

18/01 (quinta-feira)
14h – Petrobras Breaking Day

19/01 (sexta-feira)
14h – Cheetos® apresenta BDV Cypher Rio

20/01 (sábado)
10h – Workshop com o b-boy Xisco
14h – Oitavas e Quartas de Final (SPORTV)

21/01 (domingo)
09h45 – Finais (TV GLOBO, dentro do Esporte Espetacular)
14h – Sprite apresenta Passinho & Breaking

SERVIÇO

Datas: 18 a 21/01
Local: Praia de Copacabana (altura da Av. Princesa Isabel)
Entrada: Gratuita (Arena sujeita a lotação)
Classificação: Livre

Créditos: Sopa Cultural

Leia também:

pt_BRPortuguese