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Boletim Informativo

Fórum Comercial abordou perfil do turista estrangeiro

Quantos turistas chegam ao Rio de Janeiro anualmente? De quais países são oriundos? Quais meios de transporte utilizam? Essas e outras perguntas, vitais para estratégias de promoção da cidade, foram abordadas nesta sexta-feira, dia 21, no Belmond Copacabana Palace, durante a quarta edição do Fórum Comercial do HotéisRIO em 2024.

O presidente do Fórum Comercial do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, ressaltou a importância de a hotelaria ter acesso e conhecer essas informações sobre os turistas estrangeiros. “Antes reclamávamos que não tínhamos dados. Agora os números estão aí para serem explorados e servirem de fundamento para nossas estratégicas comerciais”, disse. “Um dos países que deve ser melhor trabalhado é o México, que tem alta renda per capita e uma população de 140 milhões de pessoas. Devemos investir em produtos destinados a esse público”.

Em sua apresentação, o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro Alves do Nascimento, trouxe informações sobre o perfil do turista estrangeiro que visita o Rio de Janeiro. Segundo ele, o novo trabalho permite determinar, em detalhes, número de visitantes estrangeiros, países de origem, transporte utilizado, tíquete médio e interesses, entre outros dados. “Conseguimos até mesmo dizer quais são as operadoras no exterior que mais vendem Rio”, afirmou. Ele reforçou o impacto que a retomada dos voos no Aeroporto do Galeão provocou. “Em 2023 o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros, este ano devemos chegar a 6,6 milhões e 8 milhões em 2027. E o Rio, nosso cartão postal, tem muito a ver com esse crescimento. Temos certeza de que esses dados, que estão à disposição, são muito úteis para os planejamentos de marketing da hotelaria”.

A segunda apresentação do dia foi feita por Daniel Celli, coordenador responsável da Rio Film Commission, que abordou os benefícios que a cidade ganha ao se destacar como locação para obras audiovisuais – recentemente o Rio ultrapassou Paris como sede de séries e filmes. A empresa pública foi criada para fomentar políticas que facilitem a produção de obras na cidade, cuidando de todos os aspectos burocráticos.

“Outro ponto de nossa atuação é a atração de produções para cá. O Rio tem uma marca muito forte, inclusive no exterior, e a partir do momento em que oferecemos organização, as equipes nos procuram. E os benefícios se espalham por diversos segmentos econômicos, pois a indústria audiovisual tem muita capilaridade, gerando postos de trabalho e renda, sem esquecer os ganhos em imagem”.

Por último, os presentes puderam conhecer melhor um ponto turístico carioca – o Aquario Porto Maravilha. Na ocasião, o gerente geral da atração, Vitor Masetti, e a representante comercial Renata Marques deram detalhes do aquário e do Grupo Cataratas, que gerencia diversas atrações no Brasil, entre elas o Bioparque, antigo Riozoo.

“Somos o maior aquário da América do Sul e recebemos mais de 1 milhão de visitantes por ano. Além da visita, oferecemos espaços instagramáveis e até mesmo jantares especiais. Já imaginou fazer uma refeição diante de um aquário de mais de 7 metros de altura? Quem visita o Rio não pode deixar de nos conhecer”, disse Vitor Masetti.

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