No dia 26 de maio, o Sesc Quitandinha, em Petrópolis, na Região Serrana fluminense, foi palco da abertura oficial da primeira edição do ProCap – programa de capacitação da ABIH-RJ, na Cidade Imperial. O projeto de fomento ao turismo na região conta com grande apoio dos setores de serviços, alimentação, transportes, hotelaria, entre outras atividades que compõem o segmento turístico.
A solenidade de lançamento foi um oferecimento da Fecomércio RJ, parceira do projeto, e tem como apoiadores institucionais a Sicomércio Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis, SindPetrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, TurisRio e SeTur-RJ.
Além da presença do presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, o evento contou com a participação das seguintes autoridades e parceiros – Coordenadora Regional Sudeste da Embratur, Camila Sousa; secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca; presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida; vice-presidente da Turisrio, Fernando Costa; Diretor de Marketing da TurisRio, Pablo King; presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputada estadual Alana Passos; vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputada estadual Adriana Balthazar; subsecretário de Grandes Eventos, Marcelo Alves Monfort; Chefe de Gabinete da Prefeitura de Petrópolis, Fábio Junior da Silva; presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini; secretário Municipal de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui; secretário Municipal de Turismo de Vassouras, Wanderson Farias; secretário de Desenvolvimento e Turismo de Petrópolis, Marcel Soares; e assessor do Instituto Rio Metrópole, Jamil Sabrá.
Na pauta do evento, foram abordadas questões relativas à ideia de levar o ProCap a outras regiões do interior do estado, e as ações da Secretaria Estadual de Turismo e dos parceiros voltadas ao fomento do turismo no interior do estado.
A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação, atualização, promoção e venda do destino Petrópolis, junto aos operadores do receptivo, para que possam vender a região e seus atrativos turísticos às agências de viagens, além do público final, entre os principais destinos emissores. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais.
No roteiro turístico previsto durante o Procap Petrópolis, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio, os convidados visitarão os principais atrativos da região – muitos até desconhecidos pelos próprios petropolitanos, que incluirá atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas.
O programa dará às operadoras e agências de receptivo a oportunidade de vivenciarem o momento de transformação vivido pela região, bem como oferecer ferramentas para subsidiar a informação e, com isso, fortificar a comercialização do destino como produto turístico em potencial.
“O ProCap será a mola propulsora para alcançarmos cada vez mais visitantes nacionais e internacionais a um dos principais municípios indutores do turismo de nosso estado, que abrange riquezas históricas, belezas naturais e tantos outros atrativos que devem ser explorados por todos. Temos certeza que, com a união de todos, vamos fazer do turismo o desenvolvimento econômico da Cidade Imperial e, assim, estabelecer novos laços com um enorme mercado em potencial, elevando o turismo da região a um patamar de excelência”, ressaltou o presidente Paulo Michel durante seu discurso.