Boletim InformativoBoletim Informativo Top Hotel 2023

Hotel Fazenda Santa Bárbara e Le Canton são premiados na categoria Eduardo Tapajós – Empreendedorismo

Hoteleiro, químico industrial e advogado: assim pode ser descrito Eduardo Tapajós, o empresário que empresta o nome à categoria Empreendedorismo do Prêmio Top Hotel RJ. Dois hotéis do interior foram os destaques da categoria: o vencedor foi o Hotel Fazenda Santa Bárbara, seguido pelo Le Canton, em segundo lugar. Conheça os cases vencedores:

De seminário jesuíta a hotel fazenda – O grande vencedor da categoria, o Hotel Fazenda Santa Bárbara, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Vale do Café, no Rio de Janeiro, já foi fazenda de café e seminário da Ordem Jesuíta. Em 1984 a fazenda foi adquirida por uma família, que transformou o espaço em uma grande hospedagem. Em 2005, Jaime Neto Alves, herdeiro da hospedagem, assumiu, com a esposa, Stela Alves, o negócio, que estava com contas e impostos atrasados, precisando de reformas e com funcionários sem carteira assinada e que, como consequência, não cumpriam os horários.

No projeto de recuperação, as dívidas foram renegociadas e pagas, e uma nova empresa foi criada para gerir o Hotel Fazenda Santa Bárbara. Com os funcionários contratados formalmente foi possível exigir o cumprimento do horário. Já com a nova empresa, Jaime se reuniu com os fornecedores e recuperou a confiança e o crédito, e, para assegurar o funcionamento do negócio, impôs um controle maior dos custos operacionais.

Para viabilizar o empreendimento e ampliar a carteira de clientes, o casal optou por ganhar visibilidade por meio de aplicativos de vendas online populares na época, como Peixe Urbano e Hotel Urbano. Eles também ampliaram os dias de funcionamento, passando a abrir em alguns dias da semana. Com os novos hóspedes vieram mais recursos e eles puderam investir em melhorias, como salão de convenções, piscina aquecida, quadras, reformas de aptos, parquinhos, etc. Durante a pandemia ficaram fechados por 4 meses, mas não precisaram dispensar funcionários, já que usaram os incentivos oferecidos pelo Governo.

Hoje, com 120 contratados (eram 65 antes da pandemia de Covid-19), o Hotel Fazenda Santa Bárbara é a segunda maior empregadora do município, continua ajudando a comunidade, injetando, em média, 70 mil turistas por ano na região e com uma média de 70% de ocupação.

Le Canton para todos – Construído em uma área de mais de 2,4 milhões de metros² na região serrana de Teresópolis, o hotel Le Canton, segundo colocado na categoria, é uma referência em hospedagem de luxo e bom gosto para toda a família. O empreendimento, que recebe turistas de todo o Brasil e do exterior, decidiu se tornar um destino turístico também para os moradores de Teresópolis, cidade onde está estabelecido.
Para tal, criou, em 2020, o “Iniciativa Destino Le Canton”, para o qual foram construídas, em 50 mil metros², diversos equipamentos para lazer, independente da hospedagem. Nesse espaço há atrações como a Fazendinha, o Parc Magique e a pista Mont Blanc, para prática de esportes de inverno. Também oferece queijaria, spa, restaurante, trenzinho, tirolesa e paint ball, além dos locais para shows e eventos e o circo. Artistas como Nando Reis, Diogo Nogueira, Zé Ramalho, Mumuzinho, Maiara e Maraísa, Lulu Santos e Titãs já levaram multidões para o Le Canton. Como resultado, 200 mil pessoas visitaram o empreendimento. Além de incrementar a integração com a comunidade local, ainda gerou um faturamento de R$ 15,5 milhões.

Leia também:

pt_BRPortuguese