O Prêmio Top Hotel RJ 2023 dedica a categoria Selo Verde aos empreendimentos que investem em ações relacionadas à sustentabilidade. Nesta edição, o primeiro lugar ficou com o Container Eco Suítes, com o Grupo Arpoador na segunda colocação. Conheça os cases premiados:
Ecológico raiz – Quando o empreendimento hoteleiro é pensado desde o início para incluir conceitos e práticas sustentáveis, os resultados superam as expectativas. É o caso do Container Eco Suítes, vencedor da categoria Selo Verde, localizado em Cabo Frio, ao lado de uma unidade de conservação ambiental (APA Pau Brasil). A pousada é toda feita de material reciclado e itens de reuso e aplica diversas iniciativas sustentáveis para garantir a eficiência energética e reutilização de recursos naturais. Possui três sistemas de tratamento de água e esgoto, energia solar e eólica, horta orgânica e viveiro de mudas de árvores nativas, entre outras iniciativas.
São 33 quartos, todos em 24 containers marítimos reciclados, com banheiro e ar-condicionado. Por toda área da pousada é possível observar o reaproveitamento de materiais das mais diversas formas como escadas de aeroporto, piscina feita de caçamba de entulho, floreiras de caixas d’água, vasos de botas e pneus velhos.
Para maior eficiência do uso da água são três sistemas – um de coleta e tratamento da água da chuva, que capta a água e torna potável para uso, uma estação de tratamento de águas cinzas, que capta a água dos chuveiros, trata e reutiliza nas descargas dos vasos sanitários e na irrigação do jardim e um sistema fechado de tratamento de esgoto (águas negras) feito em duas fossas de bananeiras, que não retorna nenhum esgoto na rede pública.
A iluminação externa e de fachada da pousada é alimentada por energia eólica e solar. O sistema de aquecimento de água solar e a gás é automatizado para garantir a eficiência e redução do uso de gás. A pousada ainda está implementando um sistema de geração de biogás que usará um digestor para alimentar os aquecedores de água.
Certificação Lixo Zero – O projeto City&Sea Sustentável, segundo colocado na categoria, foi lançado pelo Grupo Arpoador em julho de 2022 e tinha como desafio fazer com que a rede alcançasse a certificação Lixo Zero em um prazo de um ano. Em julho de 2023, esse compromisso foi concretizado, transformando o grupo na primeira rede hoteleira do Rio de Janeiro a conquistar a cobiçada certificação, emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
O grupo celebrou o fato distribuindo kits Lixo Zero para todos os colaboradores, para que todos possam contribuir para a redução de resíduos também em suas vidas cotidianas.
Além disso, o projeto City&Sea Sustentável avançou em outras frentes. Na busca por uma energia mais limpa e renovável, foram tomadas medidas concretas para adquirir energia proveniente de fontes renováveis, reduzindo assim a pegada de carbono. O grupo aumentou a contribuição para a ONG ambiental BrBio, fortalecendo a parceria e ampliando o impacto positivo na conservação da biodiversidade marinha e também investiu em tecnologia para sustentabilidade, implementando um avançado dashboard em Power BI para analisar e otimizar a gestão de resíduos, tornando-a ainda mais eficaz e eficiente.
O projeto abraça metas de médio e longo prazo, situando o Grupo Arpoador na dianteira das práticas de sustentabilidade no cenário da hotelaria carioca. Em 2022, conquistou o segundo lugar no Prêmio Top Hotel RJ 2022, na categoria Selo Verde. No decorrer do ano passado, o Grupo Arpoador registrou diversos avanços no domínio da gestão de resíduos sólidos e economia circular, com uma redução notável da quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário, superando a marca de apenas 20% do total gerado nos hotéis e escritórios.
Também houve investimentos em um conjunto de coletores fabricados com material reciclado, a água passou a ser oferecida em latas e, nos restaurantes, as bebidas são servidas em copos ecológicos feitos a partir de garrafas de vinho reutilizadas.