Os dados do Google Trips mostram que atualmente mais de 70% dos viajantes em todo o mundo usam a Internet para planejar suas viagens. (isso mesmo 70%!)
Essa mudança também afetou nosso pensamento e ações de marketing para hotéis, especialmente em termos de marketing online. Além disso, precisamos considerar um dos maiores desafios do mercado hoteleiro: a alta concorrência.
Marketing para hotéis na internet: como aumentar suas reservas
É preciso pensar na estratégia de marketing do hotel em um sentido mais amplo. Visar metas de curto e longo prazo para que as ações que mostraremos a seguir sejam eficazes e gerem maior receita com o aumento das reservas.
Nesse sentido, é necessário investir em estratégias baseadas na personalidade do hotel. Você precisa entender o cenário do seu hotel e definir metas. Estas são apenas algumas etapas para obter resultados satisfatórios.
PERSONA: São personagens fictícios criados com base no perfil real daqueles hóspedes que mais frequentam seu hotel. Seja sobre o comportamento, características demográficas, estilo de vida, histórias, motivações, entre outros. Em outras palavras, são simuladores do seu público-alvo.
Elas podem também representar o novo público que você deseja alcançar – algum perfil que você gostaria de impactar. Sobretudo, pontuam as decisões e exigências dos seus hóspedes.
Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 estratégias para aplicar o marketing para hotéis e aumentar as reservas de sua propriedade durante todo o ano.
1. Aposte no Marketing de Conteúdo
Em marketing hoteleiro, aqueles que podem ajudar os viajantes a tomar as melhores decisões de gastos tendem a obter os melhores rendimentos em qualquer época do ano.
O primeiro passo é criar um blog do hotel com algumas dicas sobre a cidade em que está localizado, os melhores dias para visitar determinados pontos turísticos, os melhores restaurantes da região, a divulgação de eventos importantes, clima e sugestões de vestimentas, entre outros assuntos do gênero.
Com isso, o viajante pode ter o primeiro contato com seu hotel antes de buscar outras opções. Nossa ideia é criar uma estratégia que leve em consideração o branding, onde sua marca seja referência em conteúdo para viagens e bem-estar do público-alvo. Quanto mais você conquistar opiniões positivas e fazer a diferença, mais o seu hotel será lembrado.
Lembre-se de que tudo isso exige investimento, de dinheiro mas muito mais de tempo para desenvolver estratégias que aumentem a credibilidade e a visibilidade da marca, de forma a ser útil ao seu público alvo.
Esse tipo de estratégia conta com 4 principais vantagens:
- Conteúdo do blog é uma fonte de tráfego orgânico, ou seja, pode aparecer nos resultados de busca do Google sem você ter que pagar;
- Compartilhamento: Os textos dos blogs são frequentemente compartilhados nas redes sociais, então é uma boa maneira de fornecer postagens mais completas para o público.
- Oportunidades: Pessoas que encontraram o hotel pelo blog podem, facilmente, entrar em sua estratégia de automação de marketing;
- Fidelização: O marketing de conteúdo é conhecido por ser uma das melhores maneiras de construir relacionamento com o público para aumentar a fidelidade do cliente.
2. Explore a presença do seu hotel nas redes sociais
As pessoas gostam de usar plataformas digitais para compartilhar experiências de viagem – e compartilham muitas fotos dos momentos inesquecíveis. Portanto, ter um perfil ou página de hotel em redes como Facebook e Instagram permitirá que seu hotel seja marcado em fotos e postagens, bem como você pode explorar imagens do hotel e sua estrutura de forma a criar uma experiência pré-viagem, impactando e gerando desejo aos futuros hóspedes.
Outro bom recurso é a produção de vídeo institucional. Além de ser o tipo de conteúdo de fácil consumo na internet, eles entregam facilmente uma mensagem.
Quando bem produzidos, podem encantar os hóspedes, apresentar seus serviços e valores além de seguir uma estratégia de branding elaborada no valor e lembrança da marca. A veiculação dos vídeos nas redes sociais e no site do hotel são, sem dúvida, ótimas estratégias dentro do marketing para hotéis.
Ter um bom serviço de atendimento ao consumidor, fazer o monitoramento constante do que é falado sobre o seu hotel em redes sociais e sites de avaliações, é fundamental para manter uma boa imagem, melhorar a interação, o engajamento e até mesmo fidelizar clientes.
3. Faça parcerias com empresas de serviços que agreguem ao seu
Alguns tipos de negócio são grandes parceiros em potencial, como locadoras de carros e agências de turismo. Quando uma pessoa busca por dicas de mobilidade em um destino, por exemplo, ela pode encontrar uma boa oferta de uma locadora de carros que é parceira do seu hotel.
Fazer parcerias com outros hotéis também pode ser uma boa ideia, principalmente durante períodos de alta estação. Se o seu hotel estiver com lotação máxima, você pode indicar o hotel parceiro para o cliente e vice-versa.
Outro ponto importante é estar conectado a inúmeros canais de vendas, através de ferramentas como gestor de canais (channel manager), ajudam a dar visibilidade e consequentemente incremento em vendas.
4. Tire boas fotos do hotel
Ter fotos profissionais de toda a propriedade é muito importante para conquistar os clientes com base no visual do hotel. Com o aumento do uso da internet para a pesquisa de destinos e hotéis, as fotos ganharam importância para o encantamento dos hospedes, criando uma sensação de se vislumbrar no local.
As fotos devem mostrar bem as diferenças entre os tipos de quarto e todos os pontos fortes das demais áreas do hotel, como piscina, academia, salão de eventos e bar, entre outros.
5. Tenha um atendimento especial
Fazer com que os hóspedes se sintam à vontade é uma das melhores propagandas que um hotel pode ter. O bom atendimento no local, é extremamente reconhecido, no famoso “boca a boca”, onde o hospede fala e descreve de forma positiva uma experiência vivenciada para seu círculo de amizade, gerando reconhecimento e publicidade para sua propriedade.
Isso pode ser feito de diversas formas, como oferecendo um drink no check-in, um cardápio especial para hóspedes que estejam em algum tipo de celebração ou comemorando uma data festiva, até mesmo, oferecendo um upgrade de apartamento para um hóspede especial.
Ter clientes satisfeitos significa não apenas retorno garantido, mas também divulgação gratuita com muitos elogios. Veja como é fácil dar o primeiro passo para melhorar as vendas do seu hotel, com dicas simples e práticas para você começar agora mesmo.