Notícias

9 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a hospitalidade brasileira em 2019

9 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a hospitalidade brasileira em 2019

190221_RobertoCastro_Brasilia_DF.jpg
A boa acolhida é um dos fatores que fazem com que 95% queiram retornar ao Brasil. Crédito: Roberto Castro/MTur

Marca registrada do povo brasileiro, a hospitalidade também é reconhecida pelos turistas internacionais que desembarcaram no Brasil em 2019, segundo a Pesquisa de Demanda Turística Internacional realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A pesquisa confirma o que todos já sabemos: o jeito brasileiro de receber seus visitantes internacionais é um grande diferencial do nosso país. E a avaliação, que tem escala até 10, ratificaram a excelência da hospitalidade nas cinco regiões do Brasil e em todos as nossas unidades federativas. Alguns exemplos: Santa Catarina (9,4), seguido do Rio Grande do Sul (9,2), Paraná (9,1), Rio Grande do Norte (9,1) e Alagoas (9,1). Veja a lista completa das notas médias por UF para a hospitalidade no final da matéria.

“Temos o povo mais hospitaleiro do mundo. De Norte a Sul do país os brasileiros estão sempre de braços abertos para receber brasileiros e estrangeiros. Não tem como dar errado, o lugar mais bonito do mundo tem também as pessoas mais simpáticas para o turista”, comenta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Ainda segundo o levantamento, a boa acolhida é um dos atrativos que fazem com que 95% dos ouvidos manifestem a intenção de retornar ao país e 94% recomendem o Brasil como destino. Outro achado importante e positivo da pesquisa é o fato de 86,9% dos turistas internacionais acharem que a viagem atendeu plenamente ou ainda superou as expectativas.

 

ESTADO HOSPITALIDADE
ALAGOAS 9,1
AMAZONAS 8,7
BAHIA 9,0
CEARÁ 8,8
DF 8,9
ESPÍRITO SANTO 8,9
GOIÁS 8,8
MINAS GERAIS 9
MATO GROSSO DO SUL 9,1
PARÁ 8,3
PERNAMBUCO 9
PARANÁ 9,1
RIO DE JANEIRO 8,9
RIO GRANDE DO NORTE 9,1
RIO GRANDE DO SUL 9,2
SANTA CATARINA 9,4
SÃO PAULO 8,9

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia também: