Zona Sul

Ipanema (RJ): O Guia completo do bairro – O que fazer, onde ir, história, fotos, vídeos e muito mais!

IPANEMA (RJ): O guia completo da cidade: O que fazer, onde ir, e muito mais! 

ÍNDICE

IPANEMA (RJ)

SOBRE O BAIRRO DE IPANEMA (RJ)

Ipanema, o bairro que ficou famoso pela música dos anos 60 que leva seu nome, tem uma longa tradição de ditar o chique da praia para o resto do mundo. A praia era, afinal, uma plataforma de lançamento para o minúsculo biquíni tanga, o outrora popular fio dental de crochê para homens e o inesquecível (se pudéssemos esquecer) biquíni de fio dental.
Como esperado, os dois quilômetros de areia branca – e os corpos espalhados ao longo deles – são as principais atrações aqui. No entanto, o nome Ipanema também se refere ao bairro ao redor – uma mistura compacta e fácil de navegar de lojas de luxo, pontos noturnos frenéticos e restaurantes badalados. Os visitantes de primeira viagem vão querer passear pela Rua Vincius de Morais – uma faixa repleta de bares, lojas e restaurantes, incluindo o famoso Bar Garota de Ipanema (originalmente chamado Bar Velloso). Foi aqui que Tom Jobim e Vinicius de Morais escreveram a letra de “Garota de Ipanema”. Aos domingos, a Feira Hippie oferece produtos de artesãos e artistas da região. E à noite, os jovens de coração vão para o Baixo Farme e o Baixo Quitéria do Rio, ruas da zona sul repletas de bares e cafés.
Como chegar Aeroporto doméstico mais próximo: O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim fica a cerca de 30 quilômetros de Ipanema, cerca de 30 minutos de carro.
Aeroporto Internacional mais próximo: O Aeroporto Doméstico Santos Dumont, localizado no coração da cidade, fica a cerca de 10 minutos de carro de Ipanema.
O clima do Rio de Janeiro é tropical. A temporada de verão (dezembro a março) é a mais quente, com temperaturas variando de 77 a 95 F (25 a 35 C) e superiores. No inverno (junho a agosto), as temperaturas variam de 55 a 64 F (13 a 18 C). Véspera de Ano Novo e Carnaval (realizado quatro dias antes da Quarta-feira de Cinzas, geralmente de meados a final de fevereiro) são as duas épocas mais movimentadas, então reserve com antecedência.
Culinária A cidade oferece uma grande variedade de culinária, mas seria uma pena perder a culinária regional distinta do Rio e os pratos de autor. Uma que vale a pena experimentar é a Feijoada, um guisado picante de feijão e carne de porco geralmente servido com acompanhamentos que incluem laranjas fatiadas, ovos mexidos e farinha de mandioca, couve em fatias finas e arroz branco. Nas calçadas próximas à praia, os quiosques oferecem água de coco, espiga de milho, camarão grelhado, rolinhos de queijo assado e outros petiscos. Para acompanhar, experimente a “caipirinha” – um coquetel tradicional feito com cachaça, limão e açúcar.

FOTOS DE IPANEMA (RJ):


 
 
O que fazer e Onde ir em Ipanema (RJ)
Praça General Osório
É aqui que acontece a Feira Hippie semanal, oficialmente chamada de Feira de Artezanato de Ipanema. tornam este o lugar perfeito para sair com um pedaço do Rio para compartilhar com seus amigos em casa.
Chocolate Club
Um lugar para a garota brasileira de 20 anos atenta à moda (e você!). Oferece acessórios, roupas, música e até um café (embora o último não seja recomendado). São Conrado Fashion Mall – Estrada da Gávea Barra 20 A praça Bar Vinte fica bem ao lado do Leblon e marca o início de Ipanema. Um obelisco controverso foi erguido para servir como um poste gigante de 60 pés. Projetadas por Paulo Case, as passarelas de pedestres adjacentes ao lado das janelas residenciais causaram bastante comoção entre os moradores, que impediram a instalação de degraus que levassem à passarela. O bairro também tem uma das poucas sorveterias tradicionais do Rio, a Sorveteria Italia, que serve o melhor sorvete.
Empório
Situado mesmo junto à praia, este bar atrai um público mais jovem e alternativo e serve bebidas muito baratas. Diamond Row e Rua Garcia D’Avila A Diamond Row do Rio está situada a alguns quarteirões do Bar 20 e entre Garcia D Ávila e Anibal de Mendonça. Confira o Amsterdam Sauer Museum of Gems, que possui a maior coleção particular de pedras preciosas. O museu também tem reproduções em tamanho real de locais de mineração, que contêm réplicas de minas de esmeralda, água-marinha e turmalina. Semelhante à 5ª Avenida de Nova York, a Rua Garcia D’Avila é uma das áreas comerciais mais caras e sofisticadas do Rio. Aqui você encontrará móveis de design de alta qualidade, Louis Vuitton, Cartier, Mont Blanc e muitos outros.
Rua Vinícius de Moraes
Esta área teve uma grande influência no Brasil, principalmente por causa de seu forte sabor Bossa Nova. Há muitos bares e restaurantes interessantes, incluindo o famoso Bar Velloso, onde Vinivius de Moraes e Tom Jobim escreveram a música “Garota de Ipanema”. A música se tornou um sucesso no Brasil e logo a rua mudou de Montenegro para Vinívio de Moraes. O bar agora se chama Bar Garota de Ipanema. Para os fãs de Bossa Nova ou curiosos, confira a Toca do Vinicius, uma loja especializada com música, literatura e recordações.
Praça da Paz
Se você precisa de uma pausa no meio do dia da movimentada cidade, a Praça da Paz é uma bela praça verde que é um oásis urbano tranquilo. Com suas belas esculturas art déco, lagos com patos e estátuas, muitas pessoas relaxam nos gramados bem cuidados da Praça da Paz. Há um mercado de agricultores às sextas-feiras e prática de tai-chi-chuan pela manhã. Todos os tipos de restaurantes, bares, cafés, butiques e uma pequena igreja também cercam a praça.
Praça General Osório
Este é o lugar para estar durante o Carnaval, onde a Banda de Ipanema se reúne para abrir as festividades. Além disso, não deixe de conferir a feira hippie aos domingos, onde os brasileiros vendem seus melhores artesanatos, obras de arte, música e sabor local. A área também tem coisas práticas como um supermercado, correios e vários restaurantes.
Visconde de Pirajá
Esta é a principal rua comercial de Ipanema e tem muitas butiques encantadoras. Você também encontrará livrarias, hotéis, boates e restaurantes ao longo desta bela rua. Outra rua próxima que vale a pena conferir é a Farme de Amoedo.
Baixo Quitéria
Situado na Ruia Maria Quitéria, entre Prudente e Visconde, encontra-se o Baixo Quitéria, zona com forte cultura de bares e cafés. Este é um ótimo lugar para relaxar em um café ao ar livre e observar o público jovem. Um bar popular é o Bofetada na Rua Rame de Amoedo.
Galerias de arte
As duas principais galerias de arte de Ipanema são a Bolsa de Arte na Rua Prudente de Morais e a Galeria de Ipanema na Anibal de Mendonça perto da praia. Ambos abrigam algumas das mais importantes pinturas e esculturas contemporâneas brasileiras. TeatrosO Teatro de Ipanema tem teatro de vanguarda e está localizado na rua arborizada entre a praia e Visconde de Pirajá. Ao virar da esquina na Visconde de Pirajá está o cinema Estação Ipanema. Outras casas de cinema da região são a Laura Alvim na Av. Vieira Souto e Candido Mendes na Rua Joana Angélica.

 


PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA EM ANGRA DOS REIS (RJ)

 

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!