Image default
NotíciasRio de Janeiro

Aniversário do Rio de Janeiro: 6 motivos para amar ainda mais a cidade maravilhosa!

Ah, o Rio de Janeiro! Uma das cidades mais amadas do Brasil – e também do mundo – faz aniversário no dia 01 de Março. Em 2021 serão 456 anos muito bem vividos da capital do estado que leva o mesmo nome da cidade maravilhosa.

Todos nós brasileiros temos um carinho especial pelo Rio de Janeiro, por ser um ícone da brasilidade e símbolo do que podemos oferecer de melhor por aqui. Entretanto, é possível se apaixonar ainda mais por essa cidade. Para celebrarmos junto o aniversário do Rio de Janeiro, gostaríamos de compartilhar com você alguns motivos que nos fazem amá-lo cada vez mais!

Praias, praias e mais praias

aniversário do rio de janeiro praia

Como ir ao Rio e não aproveitar uma de suas várias – e belas – praias? Você pode sempre optar por tomar um banho de mar nos destinos mais tradicionais, como Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra, ou visitar as praias mais alternativas, como a de Joatinga, da Reserva e a Praia Vermelha.

Não importa se você curte a agitação ou um pouco mais de tranquilidade, no Rio de Janeiro, é possível encontrar a praia certa para todos os gostos – e por isso a gente ama tanto essa cidade!

Uma das paisagens naturais mais inspiradoras para se exercitar

aniversário do rio de janeiro paisagens

O Rio também é sempre lembrado por brasileiros e turistas como sinônimo de vida saudável. Ao visitar a cidade, é muito fácil perceber – principalmente no período da manhã – um grande número de pessoas se exercitando nas orlas das praias, na pista da Lagoa Rodrigo de Freitas ou nas ruas dos mais diversos bairros.

O carioca é um verdadeiro apaixonado pela prática de atividades físicas e é claro que um dos motivos dessa paixão é o belo cenário natural que a cidade oferece para eles. O Pão de Açúcar, o Corcovado, o Arpoador, a Vista Chinesa e muitos outros destinos são grandes estimulantes para quem precisa de um empurrãozinho diário para se exercitar e viver melhor!

Terra da feijoada, do molho campanha, do mate e dos biscoitos Globo

aniversário do rio de janeiro comida

É possível se apaixonar também pela cidade maravilhosa com a ajuda de alguns ícones de sua culinária local – e esse é um ótimo estímulo para celebrar o aniversário do Rio de Janeiro. Lá é a terra da feijoada, prato tradicional português com requintes brasileiros, mas indispensável no cardápio do carioca. Combina bem com o molho campanha, outra “invenção” tradicionalmente carioca, feito com um pouco de tomate, cebola, pimentão, azeite, salsinha e sal, que também pode acompanhar a sua carne de churrasco favorita.

Mas seria impossível falar de culinária carioca sem citar o clássico “combo” que é o saquinho de biscoitos globo e um copo de mate bem gelado. Ir à praia no Rio e não provar essa mistura é uma falha que você não pode cometer ao visitar a cidade.

Cidade do samba e do carnaval

aniversário do rio de janeiro carnaval

Rio, samba e carnaval são três palavras que caminham praticamente juntas. Isso acontece porque a cidade se tornou referência mundial quando o assunto é um bom samba e uma boa festa de carnaval.

Foi no Rio que o samba nasceu, após a chegada das comunidades negras nas regiões portuárias da cidade. Essa população, muito marginalizada e proibida de tocar sua música em público, se reunia em pequenos centros de candomblé e umbanda para criar versos, batuques e ritmos únicos, que eram a origem desse ritmo musical tão tradicional brasileiro.

Hoje, o Rio tem nomes como Pixinguinha, Mario de Andrade e Vila Lobos, que eternizaram o samba e o transformaram nesse estilo que se identifica tanto com o povo brasileiro. Por isso esse é um dos estilos musicais mais importantes para quem quer celebrar o aniversário do Rio de Janeiro ouvindo um bom som!

O jeito carioca de ser

aniversário do rio de janeiro jeito carioca

Quem visita o Rio sempre se apaixona com o que gostamos de chamar de “jeito carioca de ser” – e quando falamos disso, não estamos querendo fazer um julgamento pejorativo do estilo carioca de vida. O jeito carioca é uma mistura da simpatia desse povo, da facilidade em fazer amigos e recebe-los bem e, é claro, de seu sotaque marcante e irresistível.  E exatamente por causa dele é que amamos ainda mais a cidade maravilhosa!

Cenário cultural irresistível

aniversário do rio de janeiro cultura

O Rio é uma das capitais com cenário cultural mais marcante do país. Além de ser uma cidade rica em museus e com muita história guardada em sua arquitetura, bairros e praças, ela é a terra de vários movimentos culturais marcantes como o funk carioca, a bossa nova e até o próprio carnaval.

Apaixonar-se pelo Rio, portanto, é muito mais do que se encantar com a vista do Corcovado, do Arpoador ou ir curtir um samba na Lapa. O amor por essa cidade também se constrói na oportunidade de passear nos bondinhos de Santa Teresa – que ligam o bairro ao centro, passando pelos Arcos da Lapa – ouvir chorinho na Praça São Salvador, comer um pastel na mureta da Urca ou se perder nos vários caminhos arborizados do Jardim Botânico. Lá o que não falta é oportunidade para mergulhar na cultura carioca.

Existem muitos outros motivos para amar e conhecer ainda mais essa cidade – e não somente no dia do aniversário do Rio de Janeiro. Parabéns cidade maravilhosa! ?

Fonte: Pão de Açúcar

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: