WhatsApp Image 2023 04 27 at 17.38.11
NotíciasTurismo

Web Summit terá nova edição no Rio em abril

No mundo da tecnologia, as transformações acontecem em um piscar de olhos. Para discutir novos rumos e ampliar o uso social de ferramentas inovadoras, o mundo estará de olho no Rio de 15 a 18 de abril, quando a cidade sediará sua segunda edição do Web Summit. São esperadas cerca de 30 mil pessoas por dia no Riocentro, na Zona Oeste.

Ainda há ingressos disponíveis no site do evento, e com desconto para compras em grupo. A cobertura do Web Summit Rio 2024 na Editora Globo é apresentada pelo Senac RJ.

A organização já confirmou os 75 primeiros palestrantes. Os desafios do empreendedorismo serão um dos eixos do evento. Economista e consultora estratégica da Fisher Venture Builder, Amanda Graciano destaca a importância de o Rio sediar o evento e a oportunidade para o Brasil de ditar tendências em vez de apenas segui-las. Ela diz que, entre os temas que levará ao Riocentro, está o papel da tecnologia e da inovação no dia a dia dos negócios.

— O Brasil é um dos maiores países do mundo, o maior da região e uma das maiores economias do planeta. Temos muito a contribuir. É o momento em que vamos virar o epicentro das discussões do mundo — conta Amanda, membro do conselho consultivo do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Novas conexões no Web Summit Rio

 

Ela ainda dá sugestões aos jovens e aos fundadores de startups que vão ao evento: fazer o dever de casa para saber quem são os participantes e ir de cabeça aberta para ampliar as conexões.

A empresária e youtuber Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa nas redes sociais, também compartilhará os obstáculos que enfrentou para construir sua carreira até se tornar uma empresária de sucesso.

Em 2023, na primeira edição do evento, o surgimento da inteligência artificial foi um dos temas que conduziram as discussões. Nos últimos meses, as empresas iniciaram uma grande corrida para aperfeiçoar a tecnologia. Se as novidades sobre as ferramentas não param de surgir, as dúvidas e os debates sobre seu uso também só crescem. As mesas vão abordar desde a aplicação da ferramenta até as ações dos governos para efetivar sua regulamentação, além das interferências da geopolítica na tecnologia.

Uma das discussões acontecerá com a presença da presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, que vai abordar os limites do uso da inteligência artificial e a privacidade.

O Web Summit Rio é uma oportunidade única para a criação de redes e possibilidades de negócios. Entre os investidores já confirmados está Gabriel Vasquez, parceiro do fundo Andreessen Horowitz — investidor de empresas como Facebook e Airbnb. Ele também participará de debates sobre como os empreendedores podem buscar o primeiro financiamento para impulsionar suas empresas.

Espaço para o social

 

Startups de impacto social terão um espaço especial no evento. Aquelas que têm no DNA os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas — podem se inscrever para participar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, Chicão Bulhões, esteve no Catar esta semana para o Web Summit Doha. Segundo ele, um tema discutido internacionalmente e que também será pauta no Rio trata das matrizes energéticas. Os investidores buscam soluções para sustentar as novas tecnologias, e, ainda de acordo com o secretário, o evento é mais uma oportunidade para grandes empresas e startups brasileiras e cariocas conseguirem novos investimentos. O Web Summit Rio, que será anual, deve movimentar R$ 1,2 bilhão na cidade até 2028.

— Estamos posicionando o Rio com um grande hub da América Latina. Agora, planejamos criar a rota tecnológica aérea que una Lisboa, em Portugal, e o Catar ao Rio (cidades que sediam o Web Summit) — conta.

Créditos: Epoca Negocios

Leia também: