Notícias

‘Viagem ao Centro da Terra’ estreia no Teatro II do CCBB Rio

Foto: Mariana Chama
Estreia acontece no próximo sábado. O espetáculo é inspirado na obra de Júlio Verne

No próximo sábado (07/05), estreia no Teatro II do CCBB Rio o espetáculo infantojuvenil “Viagem ao Centro da Terra”, uma aventura repleta de descobertas fantásticas, numa brincadeira que proporciona a transformação constante do espaço cênico e convida o público a usar a imaginação para embarcar numa grande aventura.

A combinação dos elementos visuais, somada a manipulação de peças de madeira proporcionam uma transformação constante do espaço cênico, compondo transportes, cavernas e outras surpresas que convidam o público a desbravar um mundo intraterrestre repleto de perigos, emoções e aventuras. O espetáculo da Cia Solas de Vento (SP) é inspirado na obra de Júlio Verne.

A trama de “Viagem ao Centro da Terra” apresenta o jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, que juntos descobrem um caminho que os levará até o Centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido à assistente e acompanha o seu tio nessa aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um engraçado guia islandês, que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.

Nesta adaptação do livro homônimo de Júlio Verne, os atores utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. Há também o uso de recursos de vídeo-projeção ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas e ações criadas pelos atores e por autômatos que compõem os cenários dessa aventura. São 5 câmeras espalhadas pelo palco que trazem perspectivas e dimensões fantásticas aos episódios dessa história.

Criado em 2015, “Viagem ao Centro da Terra” foi indicado ao prêmio São Paulo de Teatro infantil e Jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.

Sobre a trilogia Viagens Extraordinárias

De abril a junho de 2022, o CCBB Rio abre as portas do Teatro II para brindar a plateia com a trilogia Viagens Extraordinárias da premiada Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro. O programa é composto por três espetáculos: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, montagens teatrais que provocam o imaginário ao descortinar histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo. Os espetáculos acumulam importantes prêmios.

Através das obras literárias encenadas pela Cia. Solas de Vento, os espectadores são convidados a viagens cheias de ludicidade, com momentos imagéticos, delicados e divertidos, pelo ar, pelo mar e nas profundezas do mundo subterrâneo.

Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verneantecipou em suas obras futuristas e cheia de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

  • SERVIÇO
  • Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
  • Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
  • Informações/tel.: 21 3808-2020
  • “Viagem ao Centro da Terra”
  • Temporada: 07 a 29 de maio. Sábados e domingos, às 16h.
    Indicado para maiores de 5 anos.Duração: 70 min
    SESSÕES COM LIBRAS: No dia 28/05 a apresentação será com intérprete de Libras.
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia), à venda na bilheteria ou antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/viagensextraordinarias-ccbbrj/
  • O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha na terça-feira. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.

Leia também:

pt_BRPortuguese