Image default
Notícias

Verão 2022 chega ao Rio de Janeiro para alegria dos cariocas e turistas; temperaturas serão mais altas e com menos chuva do que o habitual

O verão 2021/2022 no Rio de Janeiro será menos quente que o passado, mas ainda assim terá temperaturas máximas acima da média histórica, de 32ºC.

A estação, que começa às 12h59 desta terça (21), deve contar com menos chuvas do que o habitual. As frentes frias passarão rápido pelo estado, e as que podem ocorrer são associadas ao forte calor e umidade do fim do dia, trazendo raios e ventanias.

À espera do ônibus no Jardim Botânico, passageiros usaram sombra do poste para se proteger do sol no primeiro dia do verão — Foto: José Raphael Berrêdo/g1
À espera do ônibus no Jardim Botânico, passageiros usaram sombra do poste para se proteger do sol no primeiro dia do verão — Foto: José Raphael Berrêdo/g1

A estação termina no dia 20 de março.

Esta terça terá temperatura máxima de 34ºC, e não há previsão de chuva. Além disso, o dia marca o início da estação, chamado solstício de verão, que é o dia mais longo do ano, com 13 horas e 33 minutos de sol brilhando.

Um sistema de alta pressão segue trazendo ventos quentes para o Rio de Janeiro, colaborando para o tempo mais abafado.

Esta terça (21) terá temperatura máxima de 34ºC e não há previsão de chuva — Foto: Reprodução/ TV Globo
Esta terça (21) terá temperatura máxima de 34ºC e não há previsão de chuva — Foto: Reprodução/ TV Globo

Semana no Rio

Na quarta (22), o tempo fica quente e abafado. O dia começa com predomínio de sol, mas a aproximação de uma frente fria no final do dia aumenta a nebulosidade. Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, com raios e ventania. O tempo fica abafado e a temperatura máxima prevista é de 36°C na capital.

Na quinta (23), a passagem da frente fria deixa o sol entre muitas nuvens, com predomínio das nuvens, e previsão de pancadas de chuva fraca a moderada, podendo ser forte com raios e ventania em pontos isolados da cidade durante todo o dia. Os termômetros não devem ultrapassar os 28°C na capital.

Sexta (24), véspera de Natal, a frente fria ainda estará influenciando o tempo no Rio, e o sol aparece entre muitas nuvens durante todo o dia. Há previsão de pancadas de chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia.

No sábado (25), dia de Natal, a previsão é de sol entre nuvens e há a possibilidade de chuva fraca isolada no período da madrugada e manhã, melhorando ao longo do dia.

* com a colaboração da meteorologista Priscila Luz, da Climatempo.

Fonte: G1

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: