Image default
Notícias

Vacinas Oxford/Astrazeneca começam a ser distribuídas nesta segunda a 92 municípios fluminenses

O governo do Rio de Janeiro começa nesta segunda-feira (25) a repartir aos 92 municípios fluminenses o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca.
O estado ficou com 185 mil da remessa de dois milhões de doses que veio da Índia e chegou ao Brasil na última sexta-feira (22).
A distribuição seguirá a logística da operação com a CoronaVac, semana passada. Para municípios da Região Serrana e do Norte e do Noroeste fluminenses, as caixas vão de helicóptero. Demais cidades receberão por via terrestre.
Ainda de acordo com o governo do estado, as vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. Mas a pasta informou que aguarda as informações do ministério, que devem ser publicadas neste domingo (24) com as definições.
Ao contrário da CoronaVac, todas as doses da Oxford/AstraZeneca serão aplicadas neste momento — não serão feitas reservas para segunda dose. A medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada em 90 dias após a primeira.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que enviou um ofício aos municípios recomendando uma busca ativa para levantar casos de idosos e deficientes vivendo em instituições que não estejam cadastradas no Ministério da Saúde e, por isso, possam não ter recebido ainda doses da CoronaVac.
O documento solicita ainda que os gestores municipais comuniquem à Subsecretaria de Vigilância em Saúde possíveis divergências.
Fonte: G1
Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: