Notícias

UFF cria projeto para alavancar turismo náutico em Niterói

Pesquisadora da universidade durante trabalho de campo na Praia de Icaraí Foto: Divulgação / Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF

A ligação dos niteroienses com o mar é evidente em um simples passeio pela orla da cidade. Moradores praticam diversas atividades esportivas e de lazer que têm grande potencial para atrair visitantes, como atesta a Universidade Federal Fluminense (UFF) no projeto Mapeamento e Promoção do Turismo Náutico em Niterói. O estudo já identificou mais de 250 atividades de bom potencial turístico e prepara um plano de treinamentos e estratégias voltadas ao setor, para ser executado em 2022.

São viagens ligadas a esportes náuticos, eventos e competições, além de passeios feitos em diferentes embarcações que podem atrair os turistas, explica a coordenadora do projeto, professora Verônica Mayer.

— Sabemos da vocação da cidade porque ela é berço de muitos atletas, alguns deles medalhistas olímpicos, mas são dezenas de clubes náuticos, clubes de canoa havaiana, guarderias, escolas de windsurfe, surfe e locais de pesca que podem ser explorados de forma sustentável, para gerar recursos econômicos com baixo impacto. Esse levantamento quantitativo nunca havia sido feito — diz.

A equipe do projeto é composta por pesquisadores da Faculdade de Turismo e Hotelaria, do mestrado em Turismo e do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF. Após o levantamento, que será concluído até o fim do ano, os pesquisadores vão partir para a fase de treinamento e consolidação das propostas em 2022. Verônica diz que a pandemia trouxe novos desafios para o estudo.

— Esse é um projeto de dois anos. Precisávamos dessas informações todas reunidas em um só lugar. É uma estratégia usada em muitos países que se beneficiam das atividades náuticas. Na pandemia, as pessoas começaram a privilegiar atividades ao ar livre e isso também passa a ser considerado. O potencial de Niterói vai muito além de passeios de barco. Vimos, por exemplo, com o Itacoatiara Big Wave, que há possibilidade de atrair grandes eventos esportivos para a cidade — analisa.

O resultado do levantamento pode ser visto no mapa georreferenciado com a oferta náutica esportiva e de lazer na cidade. Ele está disponível no site turismonautico.uff.br

Fonte: O Globo

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: