Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), mostra que as atividades turísticas no estado do Rio de Janeiro cresceram no mês de maio, com índice variando 2,5% em relação a abril e 1,2% na comparação interanual. O levantamento da Fecomércio teve como base a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de maio de 2024. Com isso, o estado do Rio acumula alta de 9,5% nos últimos 12 meses e de 3,7% no ano.
A pesquisa constata o potencial turístico do estado do Rio que apresenta atrativos que agradam em cheio visitantes de todos os gostos, graças a perfeita sintonia fluminense entre a serra e o mar. No inverno é alta temporada na Região Serrana e Nova Friburgo é um dos destinos preferidos por suas baixas temperaturas, inúmeras belezas naturais, diversificada gastronomia e comércio forte.
Serviços
No setor de serviços, houve retração de 0,2% em maio frente ao mês anterior. Já no comparativo interanual o avanço foi de 0,6%. Com o resultado, o setor acumulou alta de 3,3% em 2024 e de 2,1% nos últimos 12 meses, mais que o registrado no Brasil, que foi 2,0% no ano e 1,3% nos últimos 12 meses.
Na comparação com maio de 2023, as variações positivas foram outros serviços (4,6%), seguido de serviços prestados às famílias (3,5%) e serviços de informação e comunicação (2,2%).
“A expansão registrada em maio vem dos serviços de alojamento e alimentação, estimulados pelo Dia das Mães e pelo segmento de eventos. Apesar disso, a resiliência do setor mantém o alerta do BCB ligado, o que contribui para a manutenção da política monetária restritiva fazendo com que as perspectivas para o segundo semestre não sejam tão positivas olhando o setor como um todo”, explica o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.
Sobre a Fecomércio
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de incentivar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos.
A Fecomércio representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica dos municípios fluminenses e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem no Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas entidades se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, (ODS) que integram a Agenda 2030.
As informações são do Portal Voz da Serra.