Notícias

Setur-RJ lança I Seminário de Turismo Religioso do Estado

 

O Turismo Religioso será destaque em uma ação inédita no Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) lança, no próximo dia 29, a partir das 9h, o “Fé no Turismo” – I Seminário de Turismo Religioso do Estado do Rio de Janeiro. O encontro acontecerá no auditório do Museu Histórico Nacional, no Centro, e vai reunir autoridades, empresários, acadêmicos e especialistas em quatro mesas de debates.

O seminário tem o objetivo de traçar políticas públicas para o desenvolvimento de produtos e roteiros de Turismo Religioso no Estado. A ideia é a realização de um mapeamento preliminar das vocações fluminenses deste segmento, além de discutir ideias com a abordagem de temas âncora de suporte à iniciativa. Na ocasião, a Setur-RJ também apresentará o Calendário de Eventos de Turismo Religioso do Estado do Rio de Janeiro.

As quatro mesas de debates previstas terão os respectivos temas: “Roteirização em Turismo Religioso: os caminhos da fé”; “Festas e celebrações de fé e tradição: o lugar dos eventos no Turismo Religioso”; “Marketing turístico de destinos de fé” e “Comercialização de produtos e roteiros de Turismo Religioso”. Todas as mesas contarão com a participação de três especialistas e um mediador, que irão debater os temas com o público presente.

“O turismo religioso é mais um importante e fértil potencial turístico para o Rio de Janeiro. A ideia é organizar um calendário que a cada ano se sofistique e se amplie e, ao mesmo tempo, fazer com que os municípios se preparem, organizem-se e qualifiquem-se para receber melhor os turistas que tenham o ingrediente fé como um elemento da sua decisão de viagem. Trata-se de um setor extremamente importante”, ressalta Otavio Leite, secretário de Estado de Turismo.

Rio Sediará Congresso Internacional em 2020

O Rio de Janeiro sediará a 16ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, previsto para acontecer em abril de 2020. A vaga foi pleiteada pela Setur-RJ por meio do núcleo de Turismo Religioso e teve como concorrentes cidades de diferentes países da América e Europa. A escolha foi feita com base em critérios técnicos como locais, atividades e espaços religiosos de grande valor cultural e interesse turístico.

No último dia 19, o evento foi divulgado, na Argentina, para agentes de viagens, autoridades e todo o trade turístico. O encontro contou com a presença do assessor especial da Setur-RJ, Sandro Capadócia, responsável pelo Núcleo de Turismo Religioso da Secretaria. Na ocasião, o evento teve ainda a participação da imprensa e de convidados dos três países da Tríplice América (Argentina, Brasil e Paraguai), no hotel Guamini Mission, na cidade de Puerto Iguazú.

“O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, tem proclamado que o ‘Turismo é o novo Petróleo’. Então, podemos dizer que o Turismo Religioso é o pré-sal, porque tem muito potencial de exploração”, disse Sandro Capadócia.

 

Foto de capa: Alexandre Macieira | Riotur

 

Leia também:

pt_BRPortuguese