Notícias

RJ: profissionais do turismo começam a ser testados contra Covid-19

Com o intuito de reaquecer a economia do Rio de Janeiro, o projeto “Cidades Monitoradas” pretende testar um milhão de profissionais do turismo nos próximos 90 dias. A iniciativa capitaneada pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com empresas privadas, visa a reabertura gradual do setor no estado fluminense.

Cerca de 200 funcionários do Trem Corcovado e da Churrascaria Palace já foram testados contra o novo coronavírus na última semana. Os profissionais serão monitorados pelos próximos 30 dias para garantir que não são portadores do vírus da Covid-19.

Nas imagens recebidas pela CNN, os funcionários do Trem Corcovado, transporte responsável pelo acesso dos turistas ao Cristo Redentor, realizam o teste contra Covid-19, RT-PCR. Os resultados serão divulgados em até dois dias. Também será feito sequenciamento genético nos testes positivos, realizado por empresas privadas.

“Os funcionários serão testados com frequência, no mínimo, cerca de duas vezes por mês. O projeto volta a devolver a tranquilidade para que as atividades sejam retomadas com toda a segurança necessária”, disse.

A medidas adotadas buscam reverter o prejuízo do setor turístico durante a pandemia. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra uma perda de R$ 376 bilhões no setor desde o início da pandemia, sendo R$ 45,9 bi somente no estado do Rio.

Em conjunto com São Paulo, os dois estados somam mais da metade (52%) do prejuízo nacional. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (13).

E a recuperação do setor já começou. A CNC projeta um avanço de 17,8% no volume de receitas do turismo em 2021 e, para o setor de serviços, a entidade prevê crescimento de 5%.

Novas testagens

Os próximos testes de RT-PCR no estado do Rio estão marcados para a próxima semana, quando será a vez dos funcionários do AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul.

A participação dos profissionais de serviços na testagem é voluntária e totalmente gratuita. O projeto engloba taxistas, garçons, profissionais da hotelaria e outros funcionários que costumam ter contato diário com turistas de dentro e fora do Brasil.

Maior símbolo do Rio de Janeiro fez parte de uma campanha que busca alertar pess
Maior símbolo do Rio de Janeiro fez parte de uma campanha que busca alertar pessoas para se vacinarem Foto: Jaqueline Frizon/CNN

 

Fonte: CNN Brasil

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: