A partir desta terça-feira e até o dia 5 de janeiro, cariocas e turistas poderão participar de uma pesquisa da Riotur sobre a experiência turística na cidade. Os dados serão coletados por meio de QR codes distribuídos pelos bairros que terão palcos durante a virada, permitindo que os participantes respondam a um questionário rápido e recebam em troca vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos locais. O objetivo é obter informações para aprimorar a segurança, a infraestrutura, e a vivência cultural e de lazer na cidade.
O monitoramento será feito em 11 bairros que terão atrações no dia 31, incluindo áreas turísticas tradicionais, como o Bondinho do Pão de Açúcar. Todos podem participar, independentemente de idade. Para ampliar o alcance da pesquisa, o projeto será anunciado em todos os palcos do réveillon, pontos turísticos, postos de informações turísticas, hotéis, restaurantes e na orla da cidade.
Todos os dados coletados serão processados pelo Sistema Especialista Turístico (SET), uma ferramenta avançada de inteligência artificial projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Ele é capaz de analisar grandes volumes de dados e, a partir disso, fornecer insights sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências.
Ao coletar, analisar e interpretar em tempo real dados sobre as experiências de turistas e residentes, o sistema capacita gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades.
Para a Riotur, essa abordagem representa uma oportunidade para as pessoas compartilharem suas perspectivas, contribuindo para um entendimento mais profundo de como o Rio opera, tornando a cidade mais acolhedora
— Essa pesquisa será de grande importância para todos que trabalham no setor turístico da cidade. Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população — declarou Ronnie Costa, presidente da Riotur.
É a primeira vez que o sistema será empregado em um megaevento. O SET foi premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo deste ano. A iniciativa é da Riotur, em parceria com a Embratur, Smart Tour e Grupo Iter. Para os organizadores, o projeto posiciona o Rio como líder em tecnologia e inovação em eventos turísticos.
— A aplicação do SET, especialmente após a sua premiação, no Réveillon do Rio, é um marco importante. Essa tecnologia não apenas mostra o potencial do Brasil na inovação turística, mas também reforça nosso compromisso em melhorar a experiência turística na cidade — destacou Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.
Créditos: Globo.com