Notícias

Rio tem nova unidade de conservação na Floresta do Camboatá, em Deodoro

Foto: Jefferson Teófilo

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou a lei que cria uma nova unidade de conservação da cidade: o Refúgio de Vida Silvestre do Camboatá. A lei 7.183/2021, decretada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo prefeito, estabelece proteção integral à Floresta do Camboatá, que vinha sendo objeto de grande controvérsia em função do processo de licenciamento de um autódromo internacional.

Com área de 171,58 hectares, o RevisCamboatá vai preservar um dos últimos remanescentes de floresta de Mata Atlântica de Baixada da capital. A mata também abriga espécies em extinção, como os rivulídeos – conhecidos como “peixe das nuvens” – e exerce papel fundamental na conexão entre os maciços do Gericinó-Mendanha, Pedra Branca e Tijuca.

Essa é uma vitória fundamental para toda a cidade. Temos metas de criarmos corredores verdes, principalmente na Zona Oeste da cidade. A manutenção da Floresta do Camboatá é mais um exemplo que agora há uma clara diretriz para tornar a cidade mais resiliente. Vamos incentivar as pesquisas científicas e o ecoturismo“, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

A lei estabelece ainda que a gestão do RevisCamboatá caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que designará um gestor para a unidade de conservação.

De autoria do vereador Célio Lupparelli, o texto de criação da proteção à Floresta do Camboatá passou em segunda discussão na Câmara dos Vereadores em 3 de novembro. A redação foi feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que consolidou os estudos técnicos que fundamentam o projeto.

Fonte:  Diariodorio

Leia também:

pt_BRPortuguese