Depois de dois anos, a Prefeitura do Rio volta a promover a festa de réveillon 2023 com palcos, queima de fogos e tudo o mais que tem direito. Não só em Copacabana, mas em outros oito pontos da cidade, haverá festa com palcos e queima de fogos.
Segundo o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a expectativa é de que Copacabana receba um público estimado de 2 milhões de pessoas. Mas a expectativa é de que esse número seja superado, já que a taxa de ocupação nos hotéis da cidade já está em 90%.
Trânsito
O trânsito para acessar Copacabana será totalmente bloqueado às 19h30, sendo que serão mantidas as interdições para a área de lazer a partir das 7h, na pista junto à orla, em Copacabana e Leme. Às 16h, a orla estará totalmente interditada nos dois sentidos. Às 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos ao bairro.
A partir das 5h do dia 1º, os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos. Mas a Avenida Atlântica seguirá interditada. Somente a partir das 10h, a pista junto aos prédios será aberta com mão invertida, como ocorre aos domingos e feriados.
A proibição de estacionamento na região começa, às 18h de sexta-feira (30), incluindo diversas vias de Copacabana, a Rua Prudente de Morais e Avenida Vieira Souto, em Ipanema e vias de Botafogo.
A CET-Rio vai atuar com 195 agentes, entre operadores e apoiadores de tráfego, 39 motocicletas e 25 viaturas para garantir a fluidez do trânsito e coibir o estacionamento irregular. Serão utilizados 18 painéis luminosos para orientar os motoristas. Nove reboques estarão posicionados em pontos estratégicos.
Ordem pública
Para garantir a ordem pública, a Seop vai atuar com 1.517 agentes em ações de ordenamento urbano e de trânsito, 124 veículos (entre carros e motos), dez reboques e dois caminhões. O secretário Breno Carnevale informou que operações para evitar que materiais e produtos sejam enterrados na areia da praia, começam a partir desta segunda-feira (26).
“Já começamos a conversar com os ambulantes sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e conscientização sobre os riscos que isso representa para as pessoas. Também esperamos contar com a consciência da população para a questão do estacionamento irregular. Temos reboques suficientes para a operação. E os donos dos veículos rebocados poderão retirá-los dos depósitos que funcionam de domingo a segunda, inclusive no dia 1º de janeiro”, disse o secretário.