De atrações centenárias, como o Pão de Açúcar e o Corcovado, a atrações surgidas nos últimos anos como o maior aquário da América do Sul e a maior roda-gigante da América Latina, a cidade do Rio de Janeiro é uma grande diversão para as crianças. A retomada do turismo, com o avanço da vacinação contra Covid-19, desperta nos visitantes – e também nos cariocas – o desejo de explorar os encantos da Cidade Maravilhosa e desfrutar algumas das mais belas paisagens do mundo.
Gostou da ideia de levar as crianças para se divertirem nos cartões-postais da cidade? Não se esqueça de respeitar as regras sanitárias, lave as mãos com frequência, use álcool gel e máscaras em locais fechados ou locais abertos com aglomeração. Os adultos devem levar o comprovante de vacinação. Para que a experiência de passear no Rio de Janeiro seja segura, a Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o portal Turismo Consciente RJ. Os viajantes poderão se informar sobre estabelecimentos cumpridores das regras, conhecer normas de chegada e permanência em cada município das 12 regiões turísticas do estado e seguir os “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”.
O Porto Maravilha pode ser o ponto de partida para duas grandes diversões. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro tem nada menos que três mil animais em 28 tanques e 4,5 milhões de litros de água salgada. No Recinto Oceânico, com sete metros de profundidade, os visitantes atravessam um túnel subaquático. Nos outros recintos, poderão ver diferentes tipos de tubarão, badejos, garoupas, moreias e muitos outros seres do mar.
Também vai ser uma grande aventura passear na roda-gigante de 88 metros de altura, que oferece uma volta de cerca de 20 minutos e uma linda vista da cidade. São 54 gôndolas climatizadas, cada uma com capacidade para até oito pessoas.
Já que o assunto é altura, outro programa que as crianças vão adorar é o bondinho do Pão de Açúcar, o passeio por um dos cartões-postais mais famosos do mundo. Lá em cima, nos morros da Urca e do Pão de Açúcar, em plena Mata Atlântica, uma paisagem esplendorosa, com as praias da Zona Sul, as montanhas e a arquitetura da cidade.
No teleférico, você descobrirá ângulos inesperados, a uma altura que chega a 396 metros acima do nível do mar. É um passeio que encanta moradores e turistas desde 1912, quando foi inaugurado o primeiro trecho do bondinho, da Praia Vermelha ao Morro da Urca, com 538 metros de extensão. No ano seguinte, veio a segunda parte, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar, com 735 metros. Foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. Uma aventura inesquecível.
Outro bondinho motivo de orgulho dos cariocas, este em terra firme, é o que leva ao Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. Ainda mais antiga que o passeio do Pão de Açúcar, a Estrada de Ferro do Corcovado foi inaugurada em 1884, por D. Pedro II. O caminho já levava até o alto do morro, de onde se avista grande parte da cidade, em uma paisagem esplendorosa. Nessa época, ainda nem havia o Cristo, inaugurado em 1931. Foi o trem eletrificado, aliás, que transportou as peças do Cristo morro acima.
No passeio, crianças e adultos aprenderão um pouco mais sobre a História do Brasil e os muitos visitantes ilustres que se deleitaram com o passeio pela primeira ferrovia eletrificada do país. É também uma experiência ecológica: o caminho passa pelo Parque Nacional da Tijuca, em meio à Mata Atlântica preservada. O trem sobe a uma velocidade de 15 quilômetros por hora e desce a 12 quilômetros por hora. São cerca de 20 minutos de viagem.
No alto do Corcovado, você se encantará com o Cristo Redentor, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. Tem 38 metros de altura, que se somam aos 710 metros de altitude do morro. Escadas rolantes e elevadores panorâmicos facilitam o acesso ao monumento, considerado a maior e mais famosa escultura art déco do mundo.
Por maravilhas como essas, o Rio de Janeiro, em 2012, foi a primeira cidade reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial na categoria Paisagem Cultural Urbana. As crianças vão adorar explorar essas belezas. Cuide da saúde, vacine-se e aproveite a Cidade Maravilhosa com os pequenos!
Créditos: Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro