Notícias

Rio de Janeiro sediará Campeonato Mundial de bocha em 2022

A BISFed (Federação Internacional de Bocha) anunciou nesta quarta-feira, 27, o Rio de Janeiro como cidade-sede do próximo Campeonato Mundial de bocha, em 2022. O evento será no mês de agosto na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio.

A candidatura do Brasil, submetida em outubro de 2020, para sediar a competição foi realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), responsável nacionalmente pela modalidade. Outras duas cidades concorreram com o Rio de Janeiro: Portimão (Portugal) e Sevilha (Espanha).

Ao todo, são esperados 176 atletas da elite mundial da modalidade que disputarão 11 medalhas em oito dias de competição. Serão utilizadas as Arenas Cariocas 1 e 2, sendo a segunda apenas para a fase de aquecimento. Este será o primeiro Mundial com a separação de gêneros no individual, que acontecerá após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O Mundial de bocha é realizado a cada quatro anos e o Brasil já sediou uma edição, em 2006, também no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. As edições seguintes foram Lisboa 2010, Pequim 2014 e Liverpool 2018.

Nos últimos anos, a ANDE realizou duas grandes competições da modalidade: o Open Regional de bocha, em 2018, e a Copa América, ambas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Para a edição do Mundial em 2022, a ANDE convidou o jogador de bocha e designer Thulio Toledo, da classe BC3, para criar toda a identidade visual do evento.

 

Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)  

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  / Agencia Brasil

Leia também:

pt_BRPortuguese