Neste ano, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) completa 20 anos de compromisso com a agricultura sustentável e a justiça ambiental. O evento, que teve início em 2003 em Porto Alegre (RS), cresceu e se adaptou ao longo dos anos, buscando respostas coletivas para os desafios sociais, políticos e ambientais enfrentados pelo Brasil. O CBA 2023, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de novembro, traz uma série de inovações e marcos importantes.
Uma das mudanças mais notáveis na edição de 2023 é que o CBA não acontecerá dentro de uma universidade, como era tradição. Pela primeira vez, o evento será realizado em diferentes espaços na cidade do Rio, como a Fundição Progresso. A mudança marca o retorno à normalidade após os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19 e o compromisso com a democracia.
“São quatro anos de ausência de grandes encontros com a agroecologia na centralidade. E somado a isso, temos a retomada da democracia no cenário político nacional. É um momento de celebração da vida, porque a agroecologia é, sobretudo, celebração da vida em todas as suas manifestações e diversidades” afirma Fernanda Savicki, presidenta da ABA (Associação Brasileira de Agroecologia, promotora do evento).
A agroecologia envolve a transformação social ampla, “reverbera no enfrentamento à fome, acesso à terra e territórios, direitos humanos e combate ao racismo e machismo, justiça ambiental, saúde, ciência, cultura e demais temas que se tramam na superação das crises sanitárias, climáticas e políticas atuais, que são profunda e essencialmente ecológicas e trilham a construção de sistemas agroalimentares agroecológicos e na transformação social”, explica Savicki.
A expectativa é de que aproximadamente 5 mil pessoas estejam inscritas no Congresso, representando um público diversificado, que inclui pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais, além de ativistas dos movimentos sociais. Além disso, as atividades do evento vão mobilizar milhares de moradoras/es da cidade, estendendo o impacto do CBA para a comunidade local.
O CBA 2023 abordará 16 eixos temáticos, com mais de 3 mil trabalhos submetidos, representando uma riqueza de ideias e conhecimento. Além disso, o evento sediará dois festivais, sendo um de cinema e outro de arte e cultura, que abrange cinco linguagens diferentes além da cinematográfica: música, exposições, dança, literatura e teatro.
Dentro do FicaEco – Festival Internacional de Cinema Agroecológico foram inscritas 215 obras de 5 países e 23 estados brasileiros. Além disso, na organização do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA), a convocatória recebeu 95 propostas artísticas e, destas, 15 foram selecionadas para integrar a programação cultural do congresso.
Inovações e memória.
O CBA 2023 promove a inovação na agricultura com o Terreiro de Inovações Camponesas, onde agricultoras e agricultores compartilharão seus conhecimentos e experiências. Além disso, nos “Barracões de Saberes” haverá apresentações de atividades autogestionadas promovidas por pessoas e grupos envolvidos em práticas agroecológicas em todo o Brasil, a exposição de uma Muvuca de Sementes (uma mistura de sementes nativas e crioulas), e o Memorial dos Encantados, um ambiente para homenagear pessoas que atuaram pela agroecologia e morreram recentemente, enriquecendo ainda mais a programação.
Compromisso com a agroecologia.
Uma parte essencial do CBA é a Comissão de Alimentação, que fornecerá refeições baseadas em alimentos agroecológicos. A diversidade será impressionante, com 18.000 kg entre os mais de 50 diferentes tipos de alimentos cultivados por agricultoras e agricultores familiares da região metropolitana do Rio. A equipe da cozinha, com mais de 40 pessoas trabalhando diariamente, garantirá a alimentação adequada e saudável. Além disso, 32 barracas de grupos e empreendimentos solidários estarão presentes nas Comedorias, e a Feira Saberes e Sabores contará com a participação de 260 feirantes.
Feira Nacional Saberes e Sabores
A feira aberta gratuitamente ao público vai acontecer no arborizado Passeio Público, na rua do Passeio, Centro do Rio, durante os dias 21, 22 e 23 de novembro, de 8h às 18h. Estarão reunidos cerca de 300 agricultoras/es, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, com destaque para as diversas produções do estado do Rio de Janeiro e para as articulações das redes de agricultura urbana do Sudeste.
O objetivo da Feira Saberes e Sabores é comercializar produções nacionais em um espaço diverso, combinando alimentos e artesanatos que representam a diversidade da agroecologia no Brasil, proporcionando geração de renda, reconhecimento de tradições alimentares e oportunidades concretas de diálogos entre campos e cidades.
Além de favorecer a economia solidária, será também um ambiente de ricas trocas culturais com uma programação que inclui atividades de saúde e bem-estar de participantes, oferecendo terapias coletivas, individuais, reconhecimento de plantas medicinais e oficinas na Tenda da Saúde, Cuidado e Cura.
Para a presidenta da ABA, o congresso é um convite à participação da sociedade: “É um momento de culminância de um trabalho que se iniciou lá no início de 2022. E queremos compartilhar todos os anúncios em forma de sabores, conhecimentos, alegrias, políticas públicas, arte, cultura, tecnologias com toda a população. o CBA é construído por todas as pessoas que se inscrevem e vêm, mas também é aberto para toda a sociedade que queira conhecer o que há de novo e pulsante acerca do conhecimento agroecológico em todo o país”, reforça Fernanda Savicki.
PROGRAMAÇÃO GERAL DO 12º CBA
Segunda-feira, dia 20/11
Manhã
- 9h às 13h: Credenciamento e acolhida (Fundição Progresso) e Ação contra a Fome! (Atendimento – Arcos da Lapa e Febarj)
Tarde
- 13h às 18h: Credenciamento (Fundição Progresso)
- 13h às 15h: Ação contra a Fome! (Distribuição – Cozinha do MTST e Centro de Teatro do Oprimido)
- 14h: Plenária das Mulheres (Fundição Progresso)
- 16h: Cortejo de Abertura (concentração no Buraco do Lume (Terminal Menezes Cortes, Centro – 1,2 km da Fundição)
- 17h30: Boas Vindas e Acolhida do 12º CBA (Fundição Progresso) – Fernanda Savicki (Fiocruz Ceará e Presidenta da ABA-Agroecologia) e Marcele Oliveira (Circo Voador)
- 18h: Conferência de abertura (Fundição Progresso)
- Helena Theodoro – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Elisabeta Recine – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)
- Ana Santos – Centro de Integração da Serra da Misericórdia (CEM)
- Beto Ribeiro – Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
- Marcele Oliveira – Circo Voador
- 20h: Roda de Samba de abertura do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Fundição Progresso)
O credenciamento seguirá ao longo de todos os dias do Congresso
Terça-feira, dia 21/11
Manhã
- 8h às 13h: Tapiris de Saberes (Associação Cristã de Moços)
- Atividades simultâneas
- 8h às 13h: Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (Passeio Público)
- 8h às 13h: Tenda da Saúde, Cuidado e Cura (ESDI)
- 8h às 13h: Ciranda Infantil (Circo Voador)
- 9h às 12h: Atividades autogestionadas (Fundição Progresso, Passeio Público e ESDI)
- 9h às 12h: Abertura do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (Cine Odeon)
- 9h às 12h: Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Passeio Público e outros espaços)
- 9h às 13h: Terreiro das Inovações Camponesas (Fundição Progresso)
- 9h às 13h: Cozinha das Tradições (ESDI)
- 9h às 12h30: Ação contra a Fome! (Atendimento – Arcos da Lapa e Febarj)
Tarde
- 14h às 16h: Barracões de Saberes (Fundição Progresso, Passeio Público, Centro do Teatro do Oprimido, Circo Voador e ESDI)
- Atividades simultâneas
- 12h30 às 14h30: Ação contra a Fome! (Distribuição – lateral da ESDI)
- 14h às 18h: Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (Passeio Público)
- 14h às 18h: Tenda da Saúde, Cuidado e Cura (ESDI)
- 14h às 18h: Ciranda Infantil (Circo Voador)
- 14h às 18h: Cozinha das Tradições (ESDI)
- 14h às 18h: Terreiro das Inovações Camponesas (Fundição Progresso)
- 14h às 18h: Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Passeio Público e outros espaços)
- 14 às 16h: Exibições de filmes e debates do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) (Cine Odeon)
- 16h: Conferências Simultâneas
- Engajar a Ciência (Cine Odeon) (sujeito a lotação)
- Elisa Pankararu – Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme)
- Lia Barbosa – Universidade Estadual do Ceará (UECE)
- Irene Cardoso – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Franklin de Carvalho – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia)
- Promover Saúde (Fundição Progresso) (sujeito a lotação)
- Patrícia Jaime – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP)
- Aline Gurgel – Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
- Raquel Rigotto – Universidade Federal do Ceará (UFCE)
- Mais um/a integrante a confirmar
- Garantir a Justiça Climática (Circo Voador) (sujeito a lotação)
- Alessandra Munduruku – Associação Indígena Pariri e Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA)
- Maristella Svampa – Universidade Nacional de La Plata, Argentina e Pacto Ecosocial del Sur
- Manuel Gonzáles de Molina – Universidade de Pablo de Olavide (Espanha)
- Danielle Wagner – Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia)
Noite
- 19h: Lançamento de Livros e Publicações (Teatro Armazém)
- 20 às 22h: Exibições de filmes e debates do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) (Cine Odeon)
- 20h: Segunda noite de shows do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Fundição Progresso)
Quarta-feira, dia 22/11
Manhã
- 8h às 13h: Tapiris de Saberes (Associação Cristã de Moços)
- Atividades simultâneas
- 8h às 13h: Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (Passeio Público)
- 8h às 13h: Tenda da Saúde, Cuidado e Cura (ESDI)
- 8h às 13h: Ciranda Infantil (Circo Voador)
- 9h às 12h: Atividades autogestionadas (Fundição Progresso, Passeio Público e ESDI)
- 9h às 12h: Exibições de filmes e debates no Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) (Cine Odeon)
- 9h às 12h: Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Passeio Público e outros espaços)
- 9h às 13h:Terreiro das Inovações Camponesas (Fundição Progresso)
- 9h às 13h: Cozinha das Tradições (ESDI)
- 9h às 13h: Ação contra a Fome! (Atendimento – Arcos da Lapa e Febarj)
Tarde
- 14h às 16h: Barracões de Saberes (Fundição Progresso, Passeio Público, Centro do Teatro do Oprimido, Circo Voador e ESDI)
- Atividades simultâneas
- 13h às 15h: Ação contra a Fome! (Distribuição – Cozinha do MTST e Centro de Teatro do Oprimido)
- 14h às 18h: Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (Passeio Público)
- 16h às 18h: Feira da Agrobiodiversidade (Passeio Público)
- 14h às 18h: Tenda da Saúde, Cuidado e Cura (ESDI)
- 14h às 18h: Ciranda Infantil (Circo Voador)
- 14h às 18h: Cozinha das Tradições (ESDI)
- 14h às 18h: Terreiro das Inovações Camponesas (Fundição Progresso)
- 14h às 18h: Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Passeio Público e outros espaços)
- 14 às 16h: Exibições de filmes e debates do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) (Cine Odeon)
- 16h: Conferências Simultâneas
- Semear o Bem Viver (Circo Voador) (sujeito a lotação)
- Iran Nunes Xukuru – Povo Xukuru de Ororubá (PE)
- Pai Ricardo – Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (MG) / a confirmar
- Liliana Buitrago Arévalo – Pacto Ecosocial e Intercultural del Sur
- Mais um/a integrante a confirmar
- Cultivar Direitos (Cine Odeon) (sujeito a lotação)
- Leonilde Medeiros – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ)
- Gizelle Martins – Coalização das Mídias Independentes (RJ)
- Célia Xakriabá – Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)
- Regilane Alves – Balanço do Coqueiro (CE) e Grupo de Trabalho Juventudes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
- Outras Economias (Fundição Progresso) (sujeito a lotação)
- Aline Lima – Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) e Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)
- Miriam Nobre – Sempreviva Organização Feminista (SP)
- Joan Martinez-Alier – Sociedade Internacional de Economía Ecológica (Espanha)
- Mais um/a integrante a confirmar
Noite
- 18h: Assembleia da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) (Arena Fundição – Fundição Progresso)
- 20h às 22h: Exibições de filmes e debates do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) (Cine Odeon)
- 20h: Terceira noite de shows do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Fundição Progresso)
Quinta-feira, dia 23/11
Manhã:
- 8h às 13h: Tapiris de Saberes (Associação Cristã de Moços)
- Atividades simultâneas
- 8h às 13h: Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (Passeio Público)
- 8h às 13h: Tenda da Saúde, Cuidado e Cura (ESDI)
- 8h às 13h: Ciranda Infantil (Circo Voador)
- 9h às 13h: Cozinha das Tradições (ESDI)
- 9h às 12h: Atividades autogestionadas (Fundição Progresso, Passeio Público e ESDI)
- 9h às 13h: Terreiro das Inovações Camponesas (Fundição Progresso)
- 9h às 12h: Entrega do Prêmio Ana Primavesi do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) (Cine Odeon)
- 9h às 12h: Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) (Passeio Público e outros espaços)
- 9h às 12h30: Ação contra a Fome! (Atendimento – Arcos da Lapa e Febarj)
Tarde
- 12h30 às 14h30: Ação contra a Fome! (Distribuição – lateral da ESDI)
- 14h às 17h: Conferência de Encerramento, Plenária Final e Leitura da Carta Política (Fundição Progresso)
- 17h: Cortejo de Encerramento
Créditos: Super Radio Tupi