EventosNotíciasRio de Janeiro

Rio de Janeiro recebe maior prova de ciclismo da América Latina este final de semana

Depois de uma primeira edição de sucesso na Cidade Maravilhosa, em 2021, o L’Étape Rio by Tour de France volta a ser realizado no Rio de Janeiro nesse final de semana, entre os dias 24 e 26 de junho (sexta, sábado e domingo). Um dos grandes desafios para os atletas do ciclismo será a altimetria presente no belo trajeto pela Cidade Maravilhosa.

Os ciclistas que optarem pelo circuito longo terão pela frente 102 quilômetros de percurso com altimetria de 1096 metros. Já os que se inscreveram no circuito curto pedalarão 46 quilômetros com altimetria de 450 metros.

Além de ser uma prova desafiadora, com uma paisagem deslumbrante para os atletas e a chancela do maior evento do ciclismo mundial, a Tour de France, o L’Étape Rio ainda proporciona aos participantes uma experiência completa dentro da modalidade.

– O L’Étape Rio é uma prova diferenciada com ruas fechadas e muita estrutura de apoio aos atletas. Contamos também com um Village cheio de produtos e novidades para os amantes do ciclismo. Vale muito à pena participar – comenta Bruno Prada, organizador do evento.
No percurso, após a largada na Marina da Glória, os ciclistas seguem pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina – a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio.

+ Yuri Alberto, James Rodríguez… Listamos 20 astros viáveis que seu time poderia tentar
Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a Floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.

Com cinco participações em Olimpíadas e também um dos poucos brasileiros a pedalar o Tour de France, o brasileiro Murilo Fischer é um dos componentes do time de peso de embaixadores do L’Étape Rio. Outros grandes nomes do esporte, como Nalbert, Ricardo Alcici e Luiz Perrella também fazem parte do time L’Étape e estarão na prova.

– Como não sou mais profissional e levo o esporte como hobbie e prazer, a minha expectativa é me divertir o máximo possível, estar na presença de amigos e pessoas que compartilham do prazer por pedalar. Provas como L’Étape são justamente para diversão e união dos participantes. Então vou sem pretensão por resultados, mas sim para me divertir – analisa Murilo Fischer.

O ciclista destacou ainda a beleza do percurso na Cidade Maravilhosa, que passa por diversos pontos turísticos marcantes da região, como as orlas das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a Mesa do Imperador, a Vista Chinesa, entre outros lugares que encantam os participantes.

– Além disso, quando se tem uma chancela Tour de France, automaticamente a organização, os critérios de percurso, a atenção para o atleta, são com a melhor estrutura possível pensando nos ciclistas. É o que temos de melhor hoje em dia. Será um grande prazer participar dessa grande festa – finaliza o atleta.

Com sede na Marina da Glória, o evento contará ainda com o Village, onde atrações, mentorias e grandes marcas estarão em estandes abertos para a visitação do público presente.

Serão mais de 35 expositores entre patrocinadores, marcas oficiais e parceiros, levarão aos amantes do ciclismo os últimos lançamentos do mercado esportivo.

– O Village completa a experiência do atleta dentro do evento. A cada ano que passa, trazemos mais expositores para que os atletas tenham acesso a tudo que é tendência no mundo do ciclismo. Além de ser também um ótimo ponto de encontro entre os ciclistas para rever e encontrar amigos – declara Thais Barg, marketing da prova.

Confira a programação completa do L’Étape Rio

Sexta – 18h
Participação feminina no L’Étape
Gregário Cycling convida Amandha Lee e Lu Prados
Sábado – 14h
Briefing Técnico com Bruno Prada + Tira dúvidas
Sábado – 17h
Gregário Cycling convida Murilo Fischer
Domingo – 13h
Premiação
Horário de funcionamento do Village:
Sexta-feira, 24 de junho: das 12h às 20h
Sábado, 25 de junho: das 9h às 20h
Domingo, 26 de junho: das 7h às 17h

Leia também:

pt_BRPortuguese