NotíciasOutrosTurismo

Rio de Janeiro ganha novo ponto turístico, Escadaria do Grajaú

Escadaria do Grajaú, Foto: Beth Santos

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Subprefeitura da Grande Tijuca, reinaugurou a Escadaria do Grajaú, na rua Itabaiana, na manhã deste domingo (5/12). Durante três meses, os 71 degraus foram revitalizados com cacos cerâmicos coloridos, e a obra se tornou um exemplo da cooperação entre voluntários e o poder municipal na recuperação de espaços públicos.

– Estive presente na inauguração com muita honra, pela amizade que tenho com o Subprefeito Wagner e por ser um novo ponto atrativo da cidade, que ajuda a descentralizar o turismo para a Zona Norte, gerando emprego e renda nessa região. Além disso, será um sucesso nas redes sociais, por ser um local instagramável que incentiva fotos e vídeos. A Escadaria Selarón é hoje o terceiro ponto mais visitado do Rio. Isso mostra o potencial da Escadaria do Grajaú. – disse o secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro

Escadaria do Grajaú é reinaugurada após obra de revitalização que durou três meses – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A nova escadaria contou com uma equipe de voluntários, a maioria de moradores do bairro, que se empenhou na montagem do mosaico cerâmico colorido nos espelhos dos degraus. Eles foram orientados pelo arquiteto Rafael Vasconcelos, que desenvolveu e doou o projeto de paginação cerâmica, e coordenados pelo pastor Francisco Ribeiro. Grafiteiros locais desenvolveram novas artes e coloriram artisticamente os muros laterais.

– Para mim foi muito bom, esse muro representa meu primeiro grafite 15 anos atrás. Quando fui convidado fiquei muito feliz. Fiquei uma semana pintando. O Grajaú tem muito verde, muita floresta e árvores e por isso escolhi representar assim o bairro no grafite – contou Eduardo Poley, o Dum, um dos três grafiteiros que trabalhou no local.

Nos patamares da escadaria, os cacos cerâmicos coloridos registram versos da música “Se Essa Rua Fosse Minha”, composta nos anos 30, por Mario Lago e Roberto Martins, em um convite aos visitantes para uma viagem pela poesia e pelo tempo. O ar bucólico e acolhedor do Grajaú ganhou novos ares e cores, e o novo ponto turístico apelidado de “Escadaria Selarón do Grajaú”.

Grafiteiros locais desenvolveram novas artes e coloriram artisticamente os muros laterais – Beth Santos/Prefeitura do Rio

– A Escadaria Selarón foi uma inspiração para este trabalho. A ideia da revitalização em forma de mosaico, com um material que não se degrada com a ação do tempo, é tornar esse lugar conhecido, virar um ponto turístico. E mostrar que é possível a sociedade se unir com o poder público para fazer uma coisa legal – disse o arquiteto Rafael Vasconcelos.

A recuperação da escada foi realizada em etapas e contou com a atuação de vários órgãos municipais, capitaneados pela Subprefeitura da Grande Tijuca. A Comlurb realizou a limpeza do local, o conserto do concreto do piso e dos canteiros, a pintura e a limpeza dos muros laterais e frontal; a Fundação Parques e Jardins colaborou com um estudo paisagístico e com o replantio de novas mudas nos canteiros; e a Rioluz implementou um novo projeto de iluminação e instalou cinco novos postes e luminárias de LED.

– Este é um projeto do morador do Grajaú. Queremos fazer isso por toda a Grande Tijuca. Costumo dizer que esta é a primeira das Sete Maravilhas da região. O Grajaú já foi morada de muitos músicos renomados, como Oswaldo Montenegro, que morou muitos anos nesta rua da escadaria, agora vemos novos músicos virem aqui para fotografar e gravar vídeos e clipes. Até um casamento já foi anunciado para ser celebrado e já autorizamos — explicou o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe.

O novo projeto de revitalização contribuiu para a valorização do espaço, trouxe maior segurança e os moradores voltaram a frequentar o local.

– Estou muito feliz com essa realização, este espaço estava abandonado. Acompanhei o trabalho dos voluntários, foi tudo tranquilo e ficou muito bonito – declarou a professora Cristina, de 57 anos, moradora do Grajaú.

 

 

 

Fonte: Diariodorio

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: