O Rio de Janeiro está entre as três melhores cidades para ‘workcations’ do mundo. A cidade carioca supera lugares como Nova York, Berlim e Cingapura, segundo Barômetro Work from Anywhere, lançado anualmente pelo International Workplace Group (IWG). A cidade de Budapeste (Hungria) ficou com o primeiro lugar em 2024, seguida por Barcelona (Espanha), empatada com o Rio no segundo lugar. Pequim (China) e Lisboa (Portugal) completam o top 5.
As “férias de trabalho”, também chamadas de workcations, referem-se à prática em que os viajantes combinam trabalho e lazer em seus destinos para prolongar as férias. Essa modalidade explodiu em popularidade, desde que o formato híbrido se tornou o modelo de trabalho para muitos profissionais.
O Rio, inclusive, melhorou de posição em relação ao ano passado, quando estava na sexta colocação.
De acordo com o IWG, os trabalhadores híbridos se beneficiaram das condições oferecidas para os nômades digitais no Brasil. Na visão dos organizadores da pesquisa, o Rio ficou mais atraente para os trabalhadores remotos, pois conta com cobertura 5G em toda a cidade, oferece as comodidades de uma cidade grande ao lado de praias mundialmente famosas, caminhadas e outras atrações ao ar livre. O Rio melhorou de posição em relação ao ano passado, quando estava na sexta colocação.
Budapeste se destaca por estrutura oferecida a trabalhadores híbridos
A capital húngara recebeu a maior nota no ranking por oferecer bons preços de transporte e acomodação, alta velocidade de banda larga e disponibilidade de espaços de trabalho flexíveis para os trabalhadores híbridos.
Situada no coração da Europa Central, Budapeste é famosa por sua arquitetura clássica, atraindo cerca de 12 milhões de turistas internacionais por ano. A cidade possui mais de 200 museus e galerias, bairros vibrantes e amplos espaços verdes, o que a torna uma escolha ideal para nômades digitais que buscam um equilíbrio entre trabalho e lazer.
Barcelona perde a primeira posição, mas segue no top 3
Principal destino em 2023, Barcelona continua sendo um local de alta preferência para trabalhadores híbridos, oferecendo uma atmosfera animada, arquitetura impressionante e sol quase o ano inteiro.
A IWG explica que a cidade se tornou um centro popular para aqueles que buscam um ambiente de trabalho diversificado que combina sol, mar e areia com uma atmosfera cosmopolita. O abrangente visto de nômade digital da Espanha, juntamente com a excelente infraestrutura de transporte de Barcelona e o custo de vida relativamente acessível, garante que a cidade continue sendo um destino privilegiado para ‘workcation’.
Veja o ranking das 20 melhores cidades do mundo para ‘workcation’
- Budapeste (Hungria)
- Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil)
- Pequim (China)
- Lisboa (Portugal) e Nova York (Estados Unidos)
- Cingapura, Jacarta (Indonésia) e Los Angeles (EUA)
- Milão (Itália)
- Amsterdã (Holanda) e Marraquexe (Marrocos)
- Varsóvia (Polônia) e Mumbai (Índia)
- Berlim (Alemanha), Manila (Filipinas) e Valetta (Malta)
- Buenos Aires (Argentina)
Ascenção das “férias de trabalho”
A proliferação do trabalho híbrido e da tecnologia em nuvem possibilitou que alguns funcionários possam trabalhar de onde quiserem. Cerca de 4 em cada 5 (84%) trabalhadores híbridos já estenderam, ou considerariam estender, as férias para trabalhar remotamente no destino escolhido, conforme pesquisa do International Workplace Group.
Levantamento feito a pedido do IWG pela Mortar Research com 1.021 funcionários que trabalham em regime híbrido revelou ainda a crescente popularidade das viagens a trabalho entre os funcionários. Três quartos (74%) dos trabalhadores consideram uma “política de trabalho em qualquer lugar” como um fator importante ao considerar um novo emprego. O mesmo número (75%) disse que a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar aumenta sua satisfação no trabalho.
“Trabalhar de qualquer local, com toda a praticidade e infraestrutura que as pessoas precisam para serem produtivas, é uma opção que hoje se tornou absolutamente viável com os espaços de trabalho flexíveis. O segundo Barômetro Work from Anywhere demonstra que essa tendência já se tornou realidade em um número cada vez maior de cidades ao redor do planeta, inclusive no Rio de Janeiro, que conquistou uma posição ainda mais destacada no ranking desse ano”, afirma Tiago Alves, CEO do International Workplace Group no Brasil, por meio de nota.
Créditos: Epoca Negocios