França e Brasil estarão mais ligados do que nunca no próximo verão! Isso porque a companhia aérea Air France anunciou o aumento de suas operações ligando Paris ao Rio de Janeiro a partir de dezembro. Serão dez voos semanais conectando os dois países. Esse é mais um avanço na ampliação da conectividade aérea brasileira, com polos estratégicos internacionais que vão trazer mais turistas estrangeiros para visitar os destinos nacionais.
“Temos trabalhado fortemente para ampliar as conexões com importantes países, e essa ação já tem gerado importantes resultados,. Mais de 3,6 milhões de turistas internacionais estiveram no Brasil apenas no primeiro semestre. Esses novos voos nos ajudarão a ultrapassar a barreira de 6,6 milhões de turistas estrangeiros por ano conhecendo as belezas brasileiras”, enfatizou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Atualmente sete voos fazem a rota Paris – Rio de Janeiro. Com o crescimento para dez voos semanais, a companhia aumentará em 42% a oferta de assentos entre os dois destinos. Os novos voos estarão disponíveis durante a alta temporada do verão brasileiro, entre 9 de dezembro de 2024 e 8 de março de 2025.
Essa será a primeira vez que a Air France terá o mesmo número de operações do início de 2020, período pré-pandemia, na capital fluminense. “O desempenho do mercado brasileiro nos encoraja a ampliar as operações no Rio na próxima temporada europeia de inverno”, destacou o diretor Comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Sylvain Mathias.
CONECTIVIDADE – O governo federal tem desenvolvido uma série de ações para impulsionar o Brasil como destino para viajantes internacionais, como a melhoria na infraestrutura turística; a ampliação da conectividade aérea e a realizações de campanhas promocionais em potentes mercados turísticos, principalmente no fortalecimento da participação brasileira em grandes eventos e feiras internacionais.
Outra recente iniciativa para atrair mais turistas estrangeiros é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) que prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos com foco na ampliação do número de voos internacionais para destinos brasileiros.
Na primeira rodada do programa, houve um aumento na oferta de mais de 70 mil assentos em voos internacionais para o Brasil. A expectativa que o crescimento represente 21 mil visitantes a mais, gerando uma receita de aproximadamente US$ 25 milhões.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo